Esclarecimento sobre matéria do Notícias do Dia

O Jornal Notícias do Dia veiculou, na quinta-feira (31/10), uma matéria informando que o Sinsej pretende pedir ao futuro prefeito de Joinville Udo Döhler um reajuste salarial de 5,58%, mais a compensação de perdas. Porém, a notícia de autoria do jornalista Rogemar Santos está equivocada.

Na entrevista concedida para a elaboração da matéria, o presidente do sindicato, Ulrich Beathalter, afirmou que as solicitações de reajustes costumam ser baseadas no INPC acumulado no último ano somado a algum índice de reposição das perdas salariais – que em alguns setores da prefeitura chegam a 30%. De posse dessa informação, o jornalista construiu sua matéria com o cálculo do INPC do dia. Porém, a data-base da categoria é apenas em maio de 2013, quando o índice deverá ser diferente.

O Sinsej esclarece que tanto a solicitação financeira quanto as de caráter social que aparecem na matéria foram citadas por serem reivindicações históricas, presentes nas últimas campanhas salariais. O mesmo método foi adotado na elaboração da carta entregue aos candidatos a prefeito, feita para garantir compromissos políticos com a categoria durante o processo eleitoral. A pauta oficial de reivindicações para 2013 será construída e votada pelos servidores de Joinville em assembleia geral durante a campanha salarial, o que ocorrerá apenas no início do próximo ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

13 + 6 =