Atingidos por barragens convocam jornada de lutas

Escrito por Vivian Fernandes, da Radioagência NP
Fonte: Brasil de Fato 

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) lançou, na semana que passou, uma convocatória para o Dia Internacional de Lutas contra as Barragens, pelos Rios, pela Água e pela Vida, celebrado em 14 de março. A nota é destinada a movimentos sociais, organizações, entidades, pastorais, redes e ativistas.

Manifestações e atividades nessa data são organizadas pelo MAB e outros movimentos por todo o mundo desde 1997. Naquele ano, o 14 de março foi decidido como um dia de luta durante o 1º Encontro Internacional dos Atingidos por Barragens, realizado no Brasil.

De acordo com a convocatória, a jornada deste ano acontece em meio à crise do sistema capitalista, que gera graves consequências, como maior exploração dos trabalhadores e dos recursos naturais.

Ainda segundo o MAB, essa luta não é apenas dos atingidos por barragens, “pois todo o povo é atingido pelas altas tarifas e pela privatização da água e da energia”.

Entre as pautas do movimento está a defesa de uma Política Nacional de Direitos dos Atingidos por Barragens e de um novo modelo energético. Além de outros temas que unificam os trabalhadores do campo e da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − cinco =