Prefeitura precisa abrir concurso público e investir

O Sinsej vê com preocupação as notícias divulgadas recentemente sobre a possibilidade de a Prefeitura de Joinville contratar empresas privadas para executar serviços públicos. Entre os argumentos, têm destaque “a urgência” e “a falta de interessados” em assumir as funções. Para o sindicato, o motivo para se sugerir medidas desse tipo é o acúmulo da falta de competência, planejamento e investimento de vários governos.

A principal consequência desse cenário materializa-se na falta de concursos públicos, que sobrecarrega os servidores e diminui a qualidade do serviço prestado. Enquanto isso, os governos têm dado preferência a medidas de terceirização, passando os serviços públicos para empresas privadas.

Essa transferência acontece de forma direta e indireta. A primeira realiza-se, por exemplo, com a entrega do serviço de água e lixo para empresas administrarem diretamente. Já a segunda tem como exemplo a contratação de empresas fornecedoras de funcionários para trabalhos, como limpeza e vigilância, que deveriam ser feitos por servidores concursados.

Como única solução verdadeira, O Sinsej acredita ser necessário investir de mais dinheiro no setor público. Isso significa que os governos, começando pelo do prefeito Udo Döhler (PMDB), precisam mudar a linha política que adotam. Precisam colocar como principal o atendimento da população e deixar de lado os interesses do setor privado.

Apenas dessa forma será possível preencher todo o quadro de funcionários, valorizar os trabalhadores e aumentar a qualidade do serviço prestado. A Prefeitura de Joinville precisa parar de entregar as responsabilidades públicas nas mãos de empresas privadas. Precisa também reverter as terceirizações e usar todo o dinheiro pago à iniciativa privada para abrir novos concursos. Serviço público gratuito e para todos é um direito. É dever do Estado e da Prefeitura garanti-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 9 =