Uma grande categoria merece um bom jornal

Editorial do Jornal do Sinsej – Número 16 – Setembro de 2013

O boletim do Sindicato dos Servidores Públicos dos Municípios de Joinville, Garuva e Itapoá mudou. A partir deste mês ele passa a se chamar Jornal do Sinsej e está totalmente reformulado. As alterações acompanham o crescimento e o amadurecimento político da categoria, que desde 2010 vem aprendendo a sentir-se parte do seu sindicato. Agora, os servidores sabem que podem – e devem – ser bem representados e cobram informação de qualidade. Eles procuram saber a respeito de assuntos que vão desde suas reivindicações mais elementares até sobre como sua direção se posiciona perante temas de maior abrangência social.

Diante disso, a direção do Sinsej tem investido massivamente em comunicação, não apenas para atender à demanda, mas para aprofundá-la ainda mais, subsidiando a categoria. Antes de 2010 praticamente não havia comunicação impressa do sindicato com a categoria. A partir de então, um boletim começou a ser editado sempre que necessário, depois ele tornou-se bimestral e, desde o início de 2013, está sendo editado mensalmente. Isto sem contar o investimento em outros meios, como o Site do Sinsej – que foi reformulado e é atualizado diariamente, o Informativo Digital enviado semanalmente por e-mail, a interação em redes sociais, a distribuição de outros materiais impressos, entre outros.

Porém, a diretoria do Sinsej sabe que é possível ir além e planejou cada centímetro deste novo jornal para favorecer ainda mais a comunicação com a categoria.

A partir desta edição, haverá sempre uma charge em meio ao editorial, porque a luta dos trabalhadores – que é coisa séria – também deve utilizar as armas do humor. Logo abaixo, ainda na segunda página, a seção “curtas” será um espaço para os trabalhadores participarem diretamente, enviando assuntos dos seus locais de trabalho. Para isso, bastará mandar um e-mail para jornalismo@sinsej.org.br. Ao lado destes pequenos textos estará a “imagem do mês”, sempre com a foto mais significativa do último período. Juntas, estas duas sessões ajudarão o trabalhador que quiser dar aquela “espiada” rápida no jornal e ficar logo bem informado.

Na página três continuarão sendo abordados os principais assuntos de interesse dos servidores de Joinville, Garuva e Itapoá. Os textos estão menores, para facilitar a leitura. A análise mais profunda dos fatos será ofertada na página quatro (contracapa), reservada a reportagens com mais dados, que tragam ao servidor maiores subsídios para a interpretação dos temas. Nesta edição, preparamos uma matéria sobre o Projeto de Lei 4.330/2004, do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), que regulamenta a terceirização no Brasil e é denunciado pelo movimento sindical como mais uma forma de atacar direitos e diminuir salários.

Boa leitura.

jornal do sinsej 16.indd

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − 2 =