Confira a comemoração dos 25 anos do Sinsej

A semana de comemoração dos 25 anos do Sinsej contou com palestras, um seminário e um baile. A iniciativa do sindicato teve como objetivo ofertar uma oportunidade de formação para os servidores e marcar a data. Na avaliação da entidade, o evento foi importante para aprofundar reflexões sobre temas como previdência, comunicação e adoecimento docente.

Faltas por motivo de doença

As faltas por motivo de doença foram tema de debate | Foto: Francine Hellmann
As faltas por motivo de doença foram tema de debate | Foto: Francine Hellmann

A palestra “A intensificação e o adoecimento no trabalho docente” abordou a situação em que se encontram os trabalhadores das escolas. Para as expositoras Rosângela Soldatelli e  Márcia Luzia dos Santos, o trabalho docente vive a consequência da reestruturação do trabalho das últimas décadas do século XX e que dura até hoje.

“Esse novo cenário provoca o mais alto grau de exploração da intensidade do trabalho de todas as épocas”, destacou Rosângela. Ela constatou que essa transformação das relações trabalhistas chegou dentro das escolas, com métodos de produtividade combinados com baixos salários. Essa situação, concluíram, leva os profissionais ao sofrimento e adoecimento, situação agravada pelas condições e relações de trabalho estabelecidas.

Aposentadoria e as ameaças à previdência pontuaram a noite | Foto: Johannes Halter
Aposentadoria e as ameaças à previdência pontuaram a noite | Foto: Johannes Halter

Devolvam nossa previdência

Na quarta-feira, foi realizado o 2º Seminário Sindical “Devolvam a nossa Previdência”. Os palestrantes foram a presidente do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Joinville (Ipreville), Márcia Alacon, e um dos autores do livro “Devolvam nossa previdência”, o jornalista Serge Goulart.

Márcia expôs o contexto da aposentadoria dos 10.500 servidores municipais em contribuição e dos 2.300 inativos em Joinville. Segundo ela, o Instituto busca garantir a proteção social desses associados.

Já Goulart explicou o surgimento da ideia de aposentadoria, um resultado da necessidade sentida pelos trabalhadores de proteger seus familiares e os mutilados no início do capitalismo. “Isso evoluiu até a forma que conhecemos da previdência social. Porém, é algo vergonhoso a destruição desse sistema nos dias de hoje, para a criação de um mecanismo de lucro para o mercado financeiro”, ressaltou.

Disputa por meio da comunicação

Giannotti falou sobre a importância da comunicação dos trabalhadores | Foto: Johannes Halter
Giannotti falou sobre a importância da comunicação dos trabalhadores | Foto: Johannes Halter

A disputa de poder na sociedade por meio das mídias foi o tema da palestra “Comunicação sindical e disputa de hegemonia”, com o coordenador do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), Vito Giannotti. Para ele, a tarefa dos movimentos sociais não é só mudar a visão das pessoas sobre as coisas, mas também provocar uma nova prática moral, cultural e política. “É preciso convencer as pessoas, o que cria um consenso. Mas isso apenas se consegue por meio da organização, que tem como base a comunicação”, frisou o jornalista.

25 anos em festa

A semana de comemoração dos 25 anos do Sinsej foi encerrada com um baile destinado aos filiados e seus acompanhantes. O evento contou com a animação da banda Portal do Som e reuniu cerca de 1000 participantes. As fotos da festa poderão ser conferidas abaixo a partir de quarta-feira.

Um baile de celebração marcou os 25 anos do Sinsej | Foto: Jomas Ferreira
Um baile de celebração marcou os 25 anos do Sinsej | Foto: Jomas Ferreira

Confira A Comemoração Dos 25 Anos Do Sinsej

Flickr Album Gallery Powered By: WP Frank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =