Unidades básicas de saúde e de combate à endemias definiram reivindicações

Na quinta-feira (19/2) os servidores de Joinville lotados no combate a endemias e nas unidades básicas de saúde reuniram-se no Sinsej. Essa foi a última de dez assembleias setorizadas que discutiram as demandas da categoria para a Campanha Salarial 2014. Agora, a pauta de reivindicações geral será apreciada por todos os trabalhadores na assembleia do dia 27, às 19 horas, na Câmara de Vereadores.

Na última reunião, houve grande presença dos dentistas da Prefeitura, que desde o último governo pedem a equiparação com o salário dos médicos. Entre os servidores administrativos das unidades de saúde, a principal reivindicação é o retorno do pagamento do adicional de insalubridade para quem teve o benefício cortado no último governo. Estes trabalhadores são os antigos agentes de saúde pública, cujo cargo foi alterado na reestruturação feita por Udo Döhler, no final do ano passado.

Os servidores que trabalham na unidade de combate à dengue querem a elevação de nível salarial do sete para o nove. Na prática, isso eleva o piso do cargo de R$ 1.194,63 para R$ 1.509,54. Essa reivindicação justifica-se porque, antes da reestruturação do ano passado, esses trabalhadores eram responsáveis apenas pelo controle da dengue, mas tornaram-se agentes de combate a endemias. Com isso, agora eles atuam ajudando a população a controlar escorpiões, caramujos africanos, cobras, entre outros vetores.

A elevação de nível é uma reivindicação de muitos setores e está contemplada na necessidade de revisar toda a tabela salarial da categoria. Esse é um dos pontos considerados prioritários pelo Sinsej nesta Campanha Salarial. Além dele, outras quatro demandas estão sendo pautadas pelo sindicato em todas as assembleias setoriais. São elas: uma solução para o atendimento de saúde dos trabalhadores, aumento e universalização do vale-alimentação, progressão salarial por qualificação – que implica em melhorar o plano de carreira geral – e equiparação do Piso do Magistério com os demais de nível superior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

17 − oito =