Prefeitura de Joinville compra vagas na educação privada

Por Flávia Bandeira*

Novamente a Prefeitura Municipal de Joinville, por intermédio da Secretaria de Educação, abriu edital para a compra de vagas em Centros de Educação Infantil privados. Através do referido edital serão compradas 3.599 vagas para atender crianças de três meses a cinco anos.

Tal situação nada mais é que tirar dinheiro dos cofres públicos para investir no setor privado. Logo numa Prefeitura que se queixa a todo instante de dificuldades financeiras e que, recentemente, deixou de repassar a cota patronal para o Instituto de Previdência de seus servidores.

É necessário que a Prefeitura invista na construção de novos Centros de Educação Infantil, pois investir em infraestrutura significa aumentar e melhorar o patrimônio público, o que se reverte em benefício à população. Da mesma forma, é necessário que o governo contrate profissionais concursados, que passaram por uma prévia avaliação e demonstraram conhecimento técnico para o exercício da função, para que tenhamos garantia de qualidade na prestação dos serviços.

A compra de vagas tem de ser algo paliativo, para resolver o problema imediato na Educação Infantil. Até porque o Estado (a Prefeitura, no caso) não pode se eximir da responsabilidade de atender à população, como também não pode transferi-la, por meio da entrega de seus recursos, à iniciativa privada.

Apesar de ser este o segundo ano em que a Prefeitura lança o edital, o que se espera é que no próximo período haja investimentos em infraestrutura, através da construção de novos CEIs, da reforma dos que estão precários e da ampliação daqueles que têm essa possibilidade.

Não podemos esquecer que, recentemente, houve concurso público e que há possibilidades reais de ampliação do quadro funcional da Educação Infantil para que nossas crianças sejam atendidas não pela iniciativa privada, mas pelo serviço público, que conta com profissionais qualificados e capacitados.

*Flávia é diretora do Sinsej

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × 3 =