Quase 500 alunos sem local para estudar  

Sala de aula sem cortina e quadro branco I Foto: Aline Seitenfus
Sala de aula sem cortina e quadro branco I Foto: Aline Seitenfus

Os alunos das escolas municipais de Joinville voltam às aulas amanhã e 477 alunos da Zona Sul da cidade, do 6º ao 9º ano, estão sem local adequado para estudar. A Escola Estadual Plácido Xavier Vieira está sendo municipalizada e foi repassada à escola municipal vizinha, Lauro Carneiro de Loyola. No entanto, sua estrutura está completamente depredada. As portas dos banheiros estão sem trinco, faltam ventiladores, cortinas e quadro branco. Há problemas de acessibilidade, falta de internet e telefone, a cozinha está em reforma e os bebedouros não estão instalados. Além disso, não há funcionários o suficiente.

Com a junção das duas escolas, os 340 estudantes do 1º ao 5º ano da região ficarão na Lauro Carneiro de Loyola, enquanto os 477 do 6º ao 9º ano irão para a antiga estrutura estadual.

Nesta quarta-feira (4/2), os diretores do Sinsej foram chamados pelos servidores da Escola Municipal Lauro Carneiro de Loyola, que se recusam a iniciar as aulas na Plácido Xavier Vieira nestas condições. O secretário municipal de Educação, Roque Mattei, garantiu que professores e alunos serão remanejados para outra escola até que as reformas sejam concluídas.

Os diretores do Sinsej encaminharam ofício à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Educação. Eles estarão nas escolas na manhã desta quinta-feira. Caso o secretário não cumpra sua promessa, os trabalhadores encaminharão os alunos para casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + catorze =