Nota de repúdio ao pronunciamento de Colombo

O Sinsej declara seu repúdio ao pronunciamento do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, na abertura do Encontro Brasil-Alemanha, em 21 de setembro. Segundo ele, a Constituição de 1988 só previu direitos, foram criados muitos órgãos de controle e a burocracia foi elevada. Para Colombo, a crise é a oportunidade para mudar o sistema, com redução de custos, enxugamento da estrutura e diminuição da intervenção do governo nas empresas e na vida das pessoas. Os trabalhadores devem ficar atentos e continuar lutando contra os ataques que o governo tentar impor. “Não cabe a nós pagar pela crise, pois não fomos nós que a provocamos. Que os responsáveis paguem o preço”, disse Ulrich Beathalter, presidente do Sinsej.

Não ao aumento de carga horária

Raimundo Colombo confirmou o aumento da carga horária dos servidores estaduais para janeiro de 2016, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (30/9). O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Santa Catarina (Sintespe) afirmou que não foi consultado ou informado sobre a mudança do horário e repudia, assim como o Sinsej, o aumento e a perda de direitos dos servidores.

A carga de 30 horas semanais foi uma conquista dos funcionários estaduais em 2003. Eles arrancaram, do então governador Luiz Henrique da Silveira, a redução da jornada de trabalho. O governo na época se negou a pagar o reajuste de 22% e optou pela redução, publicando um decreto.

A fala do governador Colombo faz coro com banqueiros, empresários e todos os partidos e políticos financiados pelo grande capital. Para manter o lucro e o privilégio de uns poucos, demitem e atacam os direitos dos trabalhadores. Os servidores estaduais e todos os trabalhadores do país precisam se organizar e resistir aos ataques.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × 2 =