Lançamento da Frente Povo Sem Medo em SC

Lançamento da Frente aconteceu no Templo Ecumênico da UFSC, em Florianópolis I Foto: Kályta Morgana de Lima

Santa Catarina registrou terça-feira (15/12) o lançamento do nono operativo estadual da Frente Nacional de Mobilização Povo Sem Medo. Participaram cerca de 200 lideranças e militantes ligados a sindicatos, entidades estudantis, movimentos populares e organizações de juventude. Guilherme Boulos, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), foi o destaque da plenária.

O evento começou com apresentação de Dayane Pacheco, com a canção Revolução. Em seguida, foi lido o manifesto da Frente Povo Sem Medo. Nas paredes do Templo Ecumênico da UFSC Florianópolis, palco do lançamento, faixas, bandeiras e cartazes explicitavam a variedade de matizes políticas reunidas sob uma plataforma comum. A mesma pluralidade era percebida nos broches, camisas, adesivos e panfletos vistos no público.

Retrospectiva

Durante o evento, foi feita uma retrospectiva do cenário político do Brasil desde a posse de Lula, em 2003. Constatou-se que, se os trabalhadores tiveram algum ganho durante esse período, o empresariado teve lucros recordes.

Ao abordar a atual conjuntura nacional, foram apontadas as consequências políticas desde a crise econômica iniciada em 2008. Passando pelas manifestações de junho de 2013, citou-se o aumento importante do número de greves e o fim do ciclo de “pacificação da sociedade”. Diante da instabilidade instalada no país, foi pontuado que a eleição de 2014 marcou uma nova estratégia do governo para recompor o “pacto social existente anteriormente”, e ao mesmo tempo levou “ao drama do atual período”.

Tarefas Povo Sem Medo

As tarefas da Frente Povo Sem Medo são combater o conservadorismo desencadeado a partir do Congresso Nacional. Além disso, está na ordem do dia posicionar-se contra o pedido de impeachment aceito pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB). Isso porque tal medida, caso venha a ocorrer, em nada beneficiará a classe trabalhadora.

Porém, não cabe à Frente Povo Sem Medo adotar uma posição de blindagem do governo federal, pois isso seria uma “posição de defesa do indefensável”. Ao contrário disso, deve-se combater a política de ajuste e austeridade fiscal, implantada por Dilma Rousseff e o ministro que ela sustenta na Fazenda, Joaquin Levy.

Diante desse cenário, destacam-se como eixos principais da Frente Povo Sem Medo construir o que define-se como “novo ciclo político”. Para isso, os movimentos que compõem a Frente precisam resgatar o trabalho político nas ruas, nos bairros e nos locais de trabalho.

Operativo

Ao fim do ato de lançamento, foram chamadas representações das entidades, movimentos e organizações que farão parte do operativo catarinense da Frente Povo Sem Medo. Uma reunião foi convocada para a próxima terça-feira (22/12), às 19h30, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) – Rua Fernando Machado, 203 – Centro – Florianópolis.

Representações do operativo catarinense da Frente Povo Sem Medo:

Intersindical – Central da Classe Trabalhadora

Central Única dos Trabalhadores

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde Pública Estadual e Privado de Florianópolis e Região (SindSaúde/SC)

Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem)

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville e Região (Sinsej)

Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte – Regional Joinville)

Sindicato dos Trabalhadores em Instituições de Ensino Particular e Fundações Educacionais do Norte do Estado de SC (Sinpronorte)

Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina

União Nacional dos Estudantes (UNE)

União Catarinense dos Estudantes (UCE)

União Joinvilense dos Estudantes Secundaristas (UJES)

Juventude da Esquerda Marxista

Rua

Juventude Socialismo e Liberdade (JSOL)

Juventude Comunista Avançando (JCA)

Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT)

Movimento Negro Socialista (MNS)

Brigadas Populares

Movimento Avançando Sindical

Rede Emancipa de Cursinhos Populares

Associação de Moradores Adhemar Garcia – Joinville

Associação de Moradores Ocupação do Machado – Joinville

Associação de Moradores do Morro do Borba – Joinville

Movimento Por Moradia de Joinville

Diretório Central dos Estudantes Florestan Fernandes (DCE/Ielusc)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × dois =