Panfletagem contra a PEC da Morte

Amanhã (29/11), será votada no Senado Federal a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55/2016. Esta medida congela por 20 anos os investimentos públicos com saúde, educação, transporte, entre muitas outras necessidades da população. O salário mínimo, hoje em míseros R$ 880, também poderá ser afetado. Em uma simulação, se essa regra estivesse valendo desde 1998, atualmente ele seria de R$ 400.

Ao contrário do que o governo e os grandes meios de comunicação têm divulgado, ela não significa “colocar a casa em ordem”, mas fazer sobrar mais dinheiro para os grandes banqueiros e especuladores, que já roubam quase 50% do orçamento total da União por ano (!) por meio da fraudulenta dívida pública.

O Sinsej, em parceria com o Sinte, Ujes, Liberdade e Luta, Corrente Sindical EM e Resistência Operária organizou um dia de panfletagem contra a PEC. Às 9 horas será na Rua Tuiuti, às 13 horas no Trevo da Döhler, às 17 horas no Terminal Central e às 18 horas nas universidades Univille e Udesc. O servidor que desejar participar está convidado.

Muitos outros ataques

A PEC 55 não é uma medida isolada. A Reforma da Educação de Temer (Medida Provisória 746/2016) vai destruir a educação pública no Brasil, permitindo que profissionais com “notório saber” sejam contratados e que as escolas sejam privatizadas com a terceirização de disciplinas. Com ela, os filhos dos trabalhadores serão privados ainda mais de conhecimento, aprofundando a situação de exploração vivida por seus pais.

Na mesma lógica, tramita em Joinville e em várias outras localidades a Lei da Mordaça (PL 221/2014), que quer impedir a livre discussão na escola. Temer também prepara uma Reforma da Previdência, que instituirá a idade mínima de 65 anos pra homens e mulheres se aposentarem. Além disso, está sendo promovida uma reforma trabalhista para ampliar terceirizações, flexibilizar leis e fazer valer o negociado sobre o legislado.

É preciso lutar contra tudo isso. Procure seu sindicato; pressione vereadores, deputados e senadores; manifeste-se nas ruas e nas redes sociais; entre em contato conosco.

Próximas atividades importantes:

Reunião em defesa da educação, contra o fechamento de escolas e a Lei da Mordaça. Quarta-feira (30/11), 19h30, no Sinsej.

Audiência pública sobre a Lei da Mordaça. Segunda-feira (5/12), 19h30, na Câmara de Vereadores de Joinville.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 + dezessete =