Começa a greve dos servidores de Itapoá

DSC_0061 copiar

A greve dos servidores de Itapoá começou nessa segunda-feira (29/5) com reunião do comando, assembleia, passeata e participação na sessão da Câmara de Vereadores.

Estavam na pauta de ontem no Legislativo um projeto do prefeito Marlon Neuber, que concedia a reposição da inflação sem nenhum ganho real, e um projeto reajustando o vale-alimentação em 10,12% – elevando o valor para R$ 400. Estas propostas foram enviadas à Câmara sem ter passado pela aprovação dos trabalhadores e sem considerar o restante das reivindicações.  Diante disso, os servidores intervieram na sessão e na reunião das comissões que ocorreu na manhã desta terça, pedindo que nada seja votado à revelia da vontade da categoria. Eles conseguiram a garantia de que as matérias param de tramitar.

A decisão de greve foi tomada em assembleia no dia 23, após várias tentativas de diálogo com o governo. Até o momento, houve apenas uma reunião de negociação e a maior parte da pauta de reivindicações dos trabalhadores segue ignorada.

Entre as principais solicitações da categoria estão a aplicação do novo Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS); eleição para diretores das escolas; regulamentação da revisão salarial mensal (gatilho salarial), conforme acordado em 2016; apresentação de proposta para zerar, até o final do mandato da atual gestão municipal, perdas salariais históricas da categoria, que somam hoje 27,73%, e pagamento de adicional de insalubridade para ACSs, ACEs e recepcionistas das unidades de saúde. Leia a pauta completa.DSC_0070 copiar

Após negar a aplicação do novo PCCS na mesa de negociação, Marlon enviou um ofício ao sindicato informando que iria estudar a proposta e dar uma resposta em 180 dias. Assim foi também com as demais reivindicações: prazos de estudo de até 180 dias, solicitação de esclarecimentos ao Ministério da Educação e ao Tribunal de Contas, ou negativas.

Na última sexta, o prefeito decretou a nomeação de uma comissão para estudar um novo Plano de Carreira em separado para o Magistério, numa clara tentativa de iludir um setor e dividir a categoria.

Agenda de Greve

Terça-feira
Manhã e tarde, servidores em greve visitam os locais de trabalho para convidar mais colegas a aderir ao movimento.
Às 11 horas, participam da comissão que analisa os projetos enviados pelo Executivo à Câmara e da reunião.
Às 16 horas, participam da reunião do Conselho Municipal de Saúde, que discutirá o pagamento de adicional de insalubridade.
Às 18 horas, reunião do Comando de Greve, na sede do Sinsej.

Quarta-feira
8 horas, concentração para saída aos locais de trabalho, na sede do Sinsej.
14 horas, assembleia e ato público, em frente à Prefeitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezesseis − catorze =