Contra o fechamento da Escola Maestro

Estudantes, União Joinvilense dos Estudantes Secundaristas (UJES), sindicatos e comunidade, realizaram um ato hoje (13/7) pela manhã, contra o fechamento da Escola de Educação Básica Maestro Francisco Manoel da Silva. A manifestação foi um dos encaminhamentos decididos em assembleia aberta, realizada no dia 6 de julho, para barrar a medida. O Sinsej esteve presente no ato, prestando apoio, pois acredita que a luta pela educação deve ser conjunta.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte/Joinville), estão entre os demais encaminhamentos: audiência pública sobre a situação, ofícios aos órgãos do governo cobrando informações sobre o futuro da escola e uma possível ação judicial pela sua manutenção. O governo estadual já tem fechado unidades desde o ano passado, como é o caso da E.E.B. Prof. Nicola Baptista, da E.E.B. Eladir Skibinski e da E.E.B Elpidio Barbosa.

Contra fechamento Maestro (6)

Em princípio, os estudantes serão transferidos para a nova E.E.B. Bailarina Liselott Trinks, recém construída, também no Vila Nova. No entanto, para o estudante e presidente da UJES, Jonathan Vitorio, essa é mais uma forma do governo cortar investimentos na educação. “Não adianta abrir uma nova escola e fechar outra. Além disso, a localização da nova unidade prejudica a rotina dos estudantes que trabalham, fazem curso ou outras atividades, pois a distância de suas casas até a escola dobra e assim eles correm o risco de serem afetados com o passe estudantil”, explica.

Parte da direção da escola afirma que o número de matrículas de estudantes na Maestro tem diminuindo. Porém, isso não justifica o fechamento. “Sabemos que o motivo dessa diminuição [de matrículas] é pela falta de investimento do governo do estado na educação, consequentemente gerando problemas na estrutura, falta de livros e de tecnologia nas escolas”, complementa Jonathan.

Um novo ato está marcado para este sábado (15/7), às 11 horas, na frente da escola.

Contra fechamento Maestro (9)

Por mais investimento em todas as escolas de Joinville!

Pela permanência da E.E.B. Maestro Francisco Manoel da Silva!

#EducaçãoPublicaGratuitaeParaTodos

#ForaColombo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

8 − 5 =