Reunião com Saúde da Família sobre Pmaq

O Sinsej convida os trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família (ESF) a participarem de reunião para discutir o pagamento e alterações do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (Pmaq). Será na próxima terça-feira (5/9), às 19 horas, na sede do sindicato.

Este ano, o governo ainda não fez o pagamento às equipes que aderiram ao programa. Isto porque a Secretaria da Saúde busca alterar a distribuição da verba do Pmaq. Atualmente, têm direito a receber a verba as equipes que fazem um contrato com o governo federal e alcançam as metas estipuladas. Com o novo formato, todos os servidores da ESF teriam direito a receber o valor, mesmo sem aderir.

Para a diretora do sindicato, Deise de Lima, essa é uma manobra do governo para pressionar ainda mais o trabalhadores. “Assim todos se sentirão obrigados a alcançar metas absurdas.” Os trabalhadores já se posicionaram contra e elaboraram um novo modelo de divisão do valor recebido. O Conselho Municipal da Saúde também rejeitou a proposta do governo. Contudo, a secretária de Saúde, Francieli Schulz, se nega terminantemente a atender os diretores do sindicato para discutir as regras do programa.

Os servidores estão mobilizados, dispostos a ampliar a luta e a descontratualizar, ou seja, não renovar o contrato, caso não sejam atendidos nas suas reivindicações.

Além do Pmaq, será discutida a falta de funcionários nas unidades e as reuniões que estão sendo realizadas de porta aberta com prejuízo ao planejamento e organização das equipes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 + dezessete =