Prefeitura de Joinville corta insalubridade dos coveiros

Técnicos não viram o trabalho desempenhado
Técnicos que elaboraram laudo não viram o trabalho desempenhado pelos coveiros

A Prefeitura de Joinville está diminuindo o adicional de insalubridade pago aos coveiros. Atualmente, há apenas 12 servidores nesta função no município. O benefício pago a eles era de 40% do salário mínimo nacional e, a partir de 1º de outubro, passará a somente 20%.

O governo alega que o corte é decorrente da realização de um novo Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho da Prefeitura Municipal de Joinville. Este documento teria indicado que os coveiros estão expostos a um grau médio e não máximo de insalubridade.

Os diretores do Sinsej conversaram com os coveiros e todos afirmam nunca terem sido procurados por técnicos de segurança do trabalho para mostrar o serviço que desempenham. Estes profissionais são responsáveis, por exemplo, por exumações, limpeza e remoção de água de túmulos.

Para o sindicato, o corte de insalubridade destes servidores traz uma economia insignificante à administração e beira a desumanidade. Os coveiros estão organizados para resistir a este ataque e, ao lado de toda a categoria, lutam por condições de trabalho na Prefeitura. Na noite de hoje (21/9) ocorre assembleia geral, às 19 horas, no Sinsej. Outros setores enfrentam problemas com falta de equipamentos de proteção individual, de servidores e de materiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × 2 =