Conselho de Representantes de Joinville e Itapoá discute organização sindical

Conselho de Representantes se reuniu nessa quarta (8/11) | Foto: Kályta Morgana de Lima

Na tarde de quarta-feira (08/11), os representantes de local de trabalho de Joinville e Itapoá participaram da reunião do Conselho, na sede do Sinsej. O encontro discutiu politicamente o papel de cada representante em seu local de trabalho, fez uma análise das últimas greves e paralisações e encaminhou as próximas atividades da entidade.

No primeiro momento da reunião, os diretores Josiano e Flávia apresentaram um informe que discutiu “A organização dos trabalhadores nos dias de hoje e o papel do representante no local de trabalho”. Josiano fez um apanhado histórico da luta dos trabalhadores pela conquista de direitos, que hoje estão sob ataques. Ele enfatizou a necessidade de resistir e organizar a classe trabalhadora para as próximas batalhas. Flávia explicou sobre a importância da independência sindical na luta diária dos servidores. Também abordou diversos resquícios que ficaram da Era Vargas, como o imposto sindical, que foram usados para atrelar os sindicatos ao Estado e desmobilizar a luta dos trabalhadores. Ela lembrou que o Sinsej é uma das únicas entidades que devolve sua parte do imposto sindical, pois acredita que os trabalhadores devem contribuir de forma voluntária para os sindicatos que de fato lhe representem, sem cobranças compulsórias. “É preciso filiar servidores tanto pela manutenção da estrutura e da política do Sinsej, quanto pela maior conscientização de cada um sobre a importância de estar inserido nas mobilizações”, finalizou a diretora.

Já na segunda parte do encontro, após um pequeno intervalo com café, foi feito um balanço sobre as atividades que aconteceram no último período, como a greve por condições de trabalho, em Joinville. Ao fim, Mara fez uma pequena fala sobre as próximas reuniões e eventos do Sinsej, e convidou os servidores para o Seminário sobre a Previdência, que acontecerá no dia 23 de novembro, às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Itapoá. A inscrição é gratuita, porém são vagas limitadas.

Os locais de trabalho que ainda não elegeram seu representante podem fazê-lo reunindo a equipe, realizando a escolha de forma democrática e preenchendo a ata disponível aqui. Este documento pode ser entregue na sede do Sinsej ou a um diretor da entidade no próprio dia da reunião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 + 7 =