Assembleia de Itapoá define Pauta de Reivindicações

DSC_0022
Assembleia discutiu também sobre histórico de conquistas da categoria | Foto: Kályta Morgana de Lima

Na noite dessa terça-feira (27/3) os servidores de Itapoá se reuniram em assembleia para discutir a Campanha Salarial 2018 e aprovar a Pauta de Reivindicações. Ela será entregue à Prefeitura ainda essa semana e apresenta pontos como: aprovação da proposta de Plano de Cargos e Carreira da categoria, aumento do vale-alimentação para R$ 600 e regulamentação da jornada de 30 horas semanais.

A assembleia iniciou com a fala da diretora Mara Tavares, que explicou sobre a Portaria 2.602/2018, que trata da lotação dos servidores públicos. Segundo ela, as mudanças feitas podem abrir brechas para perseguições a trabalhadores que participam de paralisações e greves, o que já aconteceu com três servidoras de Itapoá.

Ulrich Beathalter, presidente do Sinsej, abordou a criação de cargos comissionados na saúde (PLC 2/2018) e na administração (PLC 3/2018), aprovada pela Câmara Municipal de Itapoá nessa segunda-feira (26/3). “Muitas vezes esses comissionados são nomeados por ‘encomenda’, pois fazem o papel de interesse de partidos para fiscalizar a categoria”, disse. Ele enfatizou que esse gasto com “fiscalizadores” do governo, poderia servir como investimento para novos concursos públicos, para a contratação de mais servidores de carreira que realmente atendam à comunidade.

Conquistas da categoria

Ulrich fez uma breve apresentação sobre as conquistas dos servidores de Itapoá de outras greves e paralisações. “Até 2011 não havia organização da categoria, as perdas salariais chegavam a 48% e, de lá para cá, já foram recuperados 14% de ganho real”, relembra. Ele também destacou outras conquistas como o aumento significativo do vale-alimentação e a aprovação do Estatuto dos Servidores. “O que a luta dos trabalhadores de Itapoá arrancou em poucos anos, outras categorias levaram décadas para obter”, apontou o presidente.

Pauta de Reivindicações

Ao fim, iniciou-se a discussão sobre a pauta para a Campanha Salarial. Os presentes fizeram falas e apontaram mudanças para a mesma. Ela foi votada e aprovada por ampla maioria. Agora, o documento passará por uma última revisão de redação e será entregue à Prefeitura.

DSC_0032
Foto: Kályta Morgana de Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =