Em defesa da educação e por vagas para todos os cursos no Cedup

O governo do Estado cancelou matrículas no Centro de Educação Profissional (Cedup) para o segundo semestre de 2018. Apenas cinco, dos 11 cursos ofertados, abriram vagas em Joinville. Essa medida atinge todas as 18 unidades do Estado. Segundo declarações da secretária da Educação, Simone Schramm, ironicamente a medida tem como objetivo “combater a evasão”.

Esse é o mesmo discurso utilizado para justificar a Reforma do Ensino Médio, que em Joinville começou a ser implementada mesmo antes de sua aprovação pelo Senado em 2017. Nos últimos anos, por exemplo, escolas, turnos e turmas foram fechados na cidade e a única justificativa do governo é a “falta de procura”.

A evasão é consequência do próprio sucateamento orquestrado pelo governo federal, pois força o estudante a procurar a iniciativa privada para completar sua educação quando não há cursos e estrutura de ensino próximos dele. Ou seja, na prática o governo cria um problema —a evasão — para tentar resolvê-lo com outro problema — cancelando vagas e fechando escolas.

PROFESSORES RESISTEM

Diante deste cenário, os professores do Cedup de Joinville farão plantão para receber as inscrições para todos os cursos em todos os turnos. O objetivo é mostrar que existe procura pelas matrículas.

Os plantões ocorrerão entre os dias 18 e 19 de julho, no próprio Centro de Educação, das 8 às 11 horas e das 14h30 às 20 horas (por ordem de chegada). Os interessados também podem fazer as inscrições pelo formulário disponibilizado neste link: clique aqui.

TODOS PELA EDUCAÇÃO

O Sinsej declara seu apoio a todos profissionais e estudantes do Cedup. Quem sofre com os ataques do governo federal, estadual, municipal é a classe trabalhadora e seus filhos. É por isso que a luta pela educação deve ser conjunta.

Educação pública, Gratuita e para Todos!

Fora Temer e o Congresso Nacional!

Por um Governo dos Trabalhadores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro − 4 =