Atividade de acolhimento orienta novos servidores

Foto: Aline Seitenfus

Nessa quarta (15/8) o Sinsej realizou uma atividade de acolhimento aos novos servidores da Prefeitura de Joinville. Uma noite com muito conteúdo, troca de experiências e tira-dúvidas.

Os participantes receberam um kit com alguns materiais do sindicato, entre eles a cartilha atualizada do Estatuto dos Servidores, um livreto sobre o Ipreville e o livro “Devolvam Nossa Previdência”.

IPREVILLE E PCCS

O presidente do Sinsej, Ulrich Beathalter, iniciou a atividade falando sobre o Plano de Carreira e Vencimentos dos servidores. Ele explicou o que há de comum em todas as carreiras, como funcionam as avaliações e progressões. Ulrich ainda esclareceu algumas dúvidas sobre como funciona o Plano de Carreira do Magistério, que se difere dos demais servidores.

Falou também sobre a Previdência. Explicou como funcionam as regras do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de Joinville (Ipreville) e a conjuntura em que se encontra hoje.

Apontou a importância de se participar da luta contra a Reforma da Previdência, que caracteriza um ataque brutal à classe trabalhadora. “Se aprovada, ela traz um futuro incerto para os servidores, pois mudará as regras também para o serviço público”, disse o presidente.

ESTATUTO

Em seguida, o diretor Edson Tavares explicou sobre o Estatuto dos Servidores, regulamentado como Lei Complementar 266/2008. Ele orientou os presentes a acessar a Lei pela internet, que está sempre atualizada, e mostrou como pesquisar as dúvidas facilmente.

Além disso, o diretor ainda abordou um pouco de cada capítulo, explicando as regras para remuneração, estabilidade, gratificações, licenças etc.

ESTÁGIO PROBATÓRIO

A explicação sobre o Estágio Probatório foi feita pelo diretor João Batista, que tranquilizou os servidores quanto à avaliação nesse período. Ele fez um apanhado sobre os critérios que são usados pelas chefias para analisar os trabalhadores.

Também sanou algumas dúvidas com relação ao direito de greve, o que muitas vezes é fomentado de forma equivocada pelas chefias. “Não há o que temer. O servidor, mesmo em estágio probatório, tem o direito de manifestação. Em caso de problemas, deve procurar o sindicato”, afirmou.

Ainda esclareceu que se o trabalhador não concordar com sua avaliação, tem até cinco dias para recorrer.

PAPEL DO SINDICATO

O último ponto ficou com as diretoras Deise Lima e Mara Tavares, que fizeram um apanhado sobre a história dos sindicatos e a do próprio Sinsej.

Deise contextualizou sobre a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a importância dos sindicatos participarem dessa entidade. “A fundação da CUT em 1984, apresentou como princípio a sustentação financeira independente como forma de garantir o desenvolvimento da luta”, disse a diretora.

Ela enfatizou que é papel do sindicato lutar verdadeiramente pelos interesses da classe trabalhadora, o que exige um posicionamento político claro, desmistificando a ideia de neutralidade.

“Nós defendemos a liberdade de organização sindical, o fim do assistencialismo e a autonomia financeira através da livre filiação do trabalhador”, explanou.

Deise também relatou a importância da categoria participar das instâncias de deliberação do sindicato, como o Conselho de Representantes, as assembleias, as reuniões e o Congresso.

A diretora Mara fez uma retrospectiva do Sinsej, resgatando a importância da criação do sindicato na época para os servidores de Joinville e suas principais conquistas até hoje.

Lembrou sobre os avanços que a categoria teve a partir de 2011, quando trocou a direção e foi realizada a segunda maior greve de sua história, com 40 dias de paralisação.

Enfatizou também a importância dos presentes conhecerem, participarem e serem filiados ao sindicato.

Em seguida, foi aberta a palavra e vários dos servidores participantes tiraram dúvidas. Os diretores também explicaram sobre a importância de se ter um representante por local de trabalho e que se organize eleição nas unidades que ainda não possuem.

Ao fim, foi distribuída a camiseta de comemoração aos 30 anos do sindicato e feito o convite para o Congresso do Sinsej, que ocorre em novembro, para o que devem se organizar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × 4 =