Conselho discute II Congresso do Sinsej

A eleição de representantes pode ser feita a qualquer momento, saiba mais | Fotos: Kályta Morgana de Lima

O Conselho de Representantes por local de trabalho reuniu-se nessa última quarta-feira (29/8), no Sinsej, para tratar dos principais assuntos da categoria para o próximo período. Entre eles: conquistas e pendências da última Campanha Salarial, diretoria plena e o II Congresso do Sinsej.

A reunião iniciou com a palavra da diretora Mara Tavares, que explicou a importância de se ter um Conselho ativo, que participa das atividades e leva informações aos seus colegas nos locais de trabalho. “Muitos não costumam procurar as informações no site do Sinsej e é papel do representante levá-las, criar essa ponte”, disse. Ela também reforçou a importância sobre a filiação dos servidores.

O diretor Edson fez um resumo dos últimos acontecimentos, abordando o fim da Campanha Salarial e a aprovação dos acordos de greve em lei. Ele esclareceu a mudança administrativa sobre o vale-alimentação, que agora é creditado em conta. Falou um pouco sobre a importância da participação da categoria nas atividades do sindicato, que não pode calar diante das injustiças sofridas em cada unidade.

DSC_0084

Em seguida, os servidores presentes se inscreveram e fizeram falas sobre suas experiências e dúvidas. Entre as dificuldades, a de realizar a chamada online em sala de aula nos locais que não possuem internet nem computador.

Também foi apontada a situação de falta de profissionais. Um dos exemplos citados foi a da diretora que coordena duas escolas, uma delas com mais de mil alunos, sem ter auxiliar de direção. Esse cenário acarreta desgaste físico e emocional, o que tem adoecido os trabalhadores.

Trabalho no sábado

“Não se deve trabalhar no sábado. Nossa jornada é de até 44 horas semanais, não é obrigatório que cumpramos essa hora extra”, explicou a diretora Deise Lima. A redução da carga horária para 40 horas é uma vitória conquistada com a luta da categoria. Porém, ela ainda não é realidade em todos os setores.

O exemplo recente sobre isso foi a luta dos servidores do Centro de Atenção Psicossocial III Dê-Lírios (Caps). Nesse caso, o governo queria aumentar a carga-horária sem aumento de salário. Um ataque que foi enfrentando pelos trabalhadores com greve e vencido. É somente com luta e organização que a categoria continuará firme, impedindo novos ataques da Prefeitura.

DSC_0062

II Congresso do Sinsej

Após as discussões, foi a hora de falar sobre o II Congresso do Sinsej, que acontece nos dias 22, 23 e 24 de novembro. Um momento importante para a categoria discutir e aprender com as experiências dos participantes. A eleição de delegados acontece do dia 1º a 31 de outubro. A inscrição destes e dos demais participantes será até o dia 9 de novembro. Para os que quiserem escrever teses, a data para envio é de 17 a 28 de setembro. Elas estarão disponíveis no site do Sinsej para toda a categoria, a partir do dia 2 de outubro. Mais informações serão divulgadas nos próximos dias.

Grito dos Excluídos

Foi feito o convite aos presentes para participar do Grito dos Excluídos, uma manifestação que ocorre historicamente nos desfiles de comemoração da independência em todo o Brasil.

A concentração será no dia 7, às 9 horas, em frente ao Sesc – na Rua Itaiópolis. É um momento para protestar pelos direitos, repudiar medidas de ataques e organizar os trabalhadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × 2 =