Servidores da cultura enfrentam desafios por amor ao que fazem

Servidores fazem um trabalho de excelência sem apoio do governo | Foto: museusambaqui.blogspot.com
Servidores fazem um trabalho de excelência sem o apoio devido do governo | Foto: Museu Sambaqui

Ter acesso ao conhecimento histórico, entender a importância de se preservar a cultura e manter o testemunho de manifestações culturais de povos que passaram por aqui é essencial para se educar uma sociedade. Em Joinville, servidores da cultura executam com dedicação esse papel, garantindo que gerações tenham acesso e entendam a importância da valorização e preservação de bens históricos, arqueológicos, artísticos e naturais.

1172378_464247107007690_1488658706_o

A falta de investimentos, que por muitas vezes impedem alguns locais de tocarem alguns projetos e que poderia gerar desânimo, desafia os próprios servidores a continuarem lutando pelo serviço público. A abnegação e o compromisso desses trabalhadores é o que mantém cada espaço desses funcionando.

Além de verbas insuficientes, há falta de planejamento, manutenção, concurso público e de reconhecimento profissional. Vivencia-se hoje um momento de ataques aos serviços públicos, com terceirizações e privatizações. Mesmo com todas as barreiras, esses trabalhadores continuam plantando sementes de curiosidades que instigam crianças, jovens e adultos a se interessarem por esse universo.

Entre os museus de Joinville, destaca-se o Museu Arqueológico de Sambaqui. Seu acervo é referência nacional e internacional. Porém, a maior parte dos recursos para pesquisa e comunicação dessa instituição é captada pela própria equipe de servidores do local. É graças a formação técnica desses profissionais nas áreas de arqueologia, educação, história e biologia que diversos projetos são contemplados com recursos de editais de fomento. Isso se aplica à realidade de todos os espaços de cultura da cidade.

safe_imageEsses trabalhadores se empenham, estudam, conseguem verbas e mesmo assim não são valorizados como deveriam. É por isso que, em homenagem pelo Dia do Servidor Público, comemorado no último domingo (28/10), o Sinsej parabeniza a luta desses guerreiros e reafirma o compromisso na reivindicação de melhores condições de vida e trabalho de toda a categoria.

O Sinsej tem orgulho de representar esses guardiões do serviço público. Assista ao vídeo de homenagem que o Sinsej preparou para os servidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − 9 =