Itapoá, exemplo de unidade e luta

Ano após ano os servidores de Itapoá demonstram sua capacidade de organização | Johannes Halter
Ano após ano os servidores de Itapoá demonstram sua capacidade de organização | Johannes Halter

A história dos servidores municipais de Itapoá com o Sinsej é recente. Foi em 2011 que esses servidores passaram a fazer parte desta combativa categoria. Isso aconteceu quando um grupo de trabalhadores procurou a direção do sindicato em busca de organização na luta pelos seus direitos.

Desde então, ano após ano os servidores foram demonstrando a capacidade de unidade, organização e mobilização. Um dos maiores exemplos de conquistas é o Estatuto dos Servidores. Outro dos principais ganhos para toda a categoria foi o vale-alimentação, que passou de R$ 80 em 2011 para R$ 400 neste ano. Além disso, foi conquistado o fim do desconto parcial desse benefício na folha dos servidores.

A recuperação de perdas salariais históricas foi outro grande avanço para esses guardiões dos serviços públicos. Desde 2011, foram recuperados 13,42% dos 41,16% de acúmulos negativos.   Mas não foi simples. Foram necessárias três greves e diversas paralisações para chegar a essas conquistas.

Os servidores de Itapoá descobriram, desde cedo, que a força está na unidade, na organização e na luta. Junto a uma direção combativa, não há patrão que resista à força dos trabalhadores.

Contudo, há ainda muito a avançar. A principal pauta dos funcionários municipais é a aprovação de um novo Plano de Cargos, Carreira e Salários. Com a disposição já demonstrada, será mais uma vitória a ser conquistada para essa parcela importante de trabalhadores, que veio engrossar as fileiras de combatentes que formam o Sinsej.

Assista ao vídeo de homenagem que o sindicato preparou para homenagear os servidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × cinco =