1º Café das Aposentadas e Aposentados 2019 faz surgir um coletivo da categoria

Além da alegria de ver ex-colegas de trabalho e amigos, o 1º Café das Aposentadas e Aposentados do Sinsej 2019, realizado neste 20 de novembro, proporcionou aos presentes apresentação artística musical, quitutes e também conversas sobre assuntos jurídicos e a necessidade de organização dessa categoria. Na atividade, a apresentação do coral Regina Leal emocionou todos.

Apesar de muitos inativos acharem que não serão atingidos por essa política da nova Previdência e de cortes no orçamento do governo Bolsonaro, a verdade é que os servidores aposentados sofrerão consequências dela seja pela não correção da inflação nos salários; seja por menor investimento para a saúde pública; por meio da nova PEC Paralela (133/2019) – que inclui estados, municípios Distrito Federal no novo sistema da Previdência. Assim como a não contratação de novos servidores vai atingir os caixas do regime próprio, como o que é gerido pelo Ipreville.

“Nós seremos sempre servidores públicos e não podemos deixar de lutar”, alertou a professora agora aposentada e ex-dirigente do Sinsej, Angela Steffen Miranda. De acordo com ela, que se aposentou há seis meses, com 50 anos é bem possível que precise voltar a trabalhar aos 60 para poder sobreviver. O chamado à luta sensibilizou servidoras e servidores para a formação de um coletivo de aposentadas e aposentados que vai pensar políticas e organização para quem não está mais no trabalho e muitas vezes adoece por isso.

Dia da Consciência Negra

A professora de educação física, Ana Lucia Martins, usou o microfone para lembrar deste dia 20, Dia da Consciência Negra. Ela denunciou que muitas pessoas ainda não entendem porque temos um dia para refletir sobre a presença, o passado e o futuro dos negros neste país. Ana chamou atenção que após o dito dia da abolição (13 de Maio), todos nossos ancestrais ficaram na rua, na miséria e que fala-se tanto em igualdade, fala-se de nossos direitos, mas eles não chegaram até nós. “ Não basta não ser racista. É preciso ser antirracista”, frisou.

Esse foi o 1º café dessa gestão sindical. Ano que vem teremos mais atividades com a participação e programações mais amplas. Quem tiver interesse em participar desse Coletivo, entre em contato conosco por telefone 47 433-6966, pessoalmente na sede Sindicato, ou através do e-mail sinsej@sinsej.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × 2 =