Adriano quer transformar o direito à água em lucro para empresariado

Além da privatização já anunciada na Seinfra, o prefeito de Joinville, Adriano Silvia (Novo), pretende também dar fim ao caráter público dos serviços de água e saneamento do município. Nota publicada pelo colunista Claudio Loetz no Portal NSC, no último dia 15, afirma que o presidente da Companhia, Giancarlo Schneider, está revendo o modelo g erencial e analisando a provável privatização do órgão, que pode ser divulgada até o mês de setembro.

De acordo com relatório de sustentabilidade de 2019 da Companhia Municipal, fundada em 2005, hoje o índice de qualidade da água distribuída atinge 99% e chega a 96,5% dos habitantes, por meio de uma tarifa residencial de 36,34 reais para consumo de até 10 m3 e uma tarifa social de R$ 14,78 para consumo de até 15m3. Se privatizada, quem vai pagar mais caro pelos serviços é a população.

A água é um bem público e o direito básico à ela e aos serviços de esgoto não podem ser alternativa de lucro do empresariado amigo do prefeito, que quando deixa de lucrar, deixa de investir.

A direção do Sinsej está atenta à velha política de privatização adotada pelo Novo prefeito empresário e chama os servidores, movimento sindical e popular para lutar junto em defesa do direito à água e a todos serviços públicos que estão na mira de ataque do governo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × 1 =