O Ipreville é nosso: tirem as mãos da nossa aposentadoria! Essa conta não é nossa!

O sistema da Previdência é uma de nossas maiores conquistas como trabalhadoras e trabalhadores já que foi criado para garantir a nossa sobrevivência futura depois de, por anos a fio, atendermos a população. Para nós, servidores de Joinville esta garantia vem do Ipreville.

A Constituição de 1988 concedeu um tratamento diferenciado no que diz respeito à aposentadoria dos servidores públicos das três esferas: nacional, estadual e municipal, abrindo a possibilidade de criação dos Regimes Próprios de Previdência Social. Por aqui, a criação do Ipreville – Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Joinville aconteceu em 1996 através da Lei nº 3.277 de 27 de março, passando a vigorar em 27 de junho do mesmo ano. Segundo o site do Ipreville o processo teve início em 1994 “com a realização dos necessários estudos sobre a viabilidade de implantação de um regime próprio de previdência”. Depois disso, um anteprojeto passou pela apreciação do Sinsej. Só depois se chegou à redação do projeto que criaria o Instituto como uma autarquia da Administração Indireta do município.

Desde então todos nós, servidoras e os servidores, contribuímos rigorosamente em dia com o nosso Instituto já que, mensalmente, temos descontado em folha 11% referente à alíquota do Ipreville. A Prefeitura contribui (ou deveria contribuir) todo o mês com 22% de cada folha, constituindo assim um fundo que ampara as e os trabalhadores inativos e acumula uma reserva para o pagamento de nossas futuras aposentadorias e pensões.

Portanto, para nós, o Ipreville é um patrimônio inestimável, que deve ser zelado na proporção de sua importância para a garantia do futuro de milhares de pessoas. Mas, o que temos visto nas últimas gestões são sucessivos ataques ao Instituto, que vão desde o atraso no repasse, passando por parcelamentos não cumpridos e até mesmo o uso de recursos da nossa previdência pelo governo que depois nos “devolve” em bens imóveis. Foi assim que viramos “donos” do prédio da rodoviária.

O que se espera dos governos é uma atenção especial ao nosso Instituto e muita seriedade no trato desses recursos. O Ipreville é nosso, de nossa família e temos por ele o carinho de quem sabe que nosso futuro passa pela saúde financeira do Instituto. Mas para os governos não bastou descuidar da nossa previdência. Agora querem que nós paguemos pela má administração dos recursos de nossa aposentadoria. Querem transferir para nós a responsabilidade pela falta de zelo com a gestão do Ipreville, que, até pouco tempo atrás, ganhava manchetes de jornais como instituto modelo de saúde financeira. Nestes tempos era publicizado que tudo era fruto da boa gestão. Agora, ao tentarem enfiar “goela abaixo” uma reforma Previdenciária, a culpa e a conta são dos servidores.

Não podemos permitir que o governo ataque nosso instituto, interfira em nossa aposentadoria, reduza nossos salários e diminua o valor do nosso benefício. Essa conta não é nossa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × 5 =