Vereadores adiam votação dos projetos de reforma da Previdência

Sinsej chama a categoria para nova mobilização nesta quarta-feira (2) às 18h30 na CVJ

Sinsej convoca categoria a se concentrar às 18h30 dessa quarta-feira (2), novamente, em frente à Câmara de Vereadores de Joinville. A mobilização tem o objetivo de barrar a votação e aprovação do Projeto de Lei Ordinária nº 23/2021 e da Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município nº 003/2021, que seguem em análise no Legislativo. Durante a sessão em Plenário na tarde de hoje (1º), o vereador Cassiano Ucker apresentou uma Emenda à Proposta 003/2021, que altera a idade da aposentadoria dos servidores. Cumprindo regra da Casa, a sessão foi suspensa e o texto foi para análise em reunião extraordinária de Legislação e até amanhã, às 19 horas, segue sob vistas do vereador Cláudio Aragão (MDB).
Com a justificativa de que a pandemia reduziu a expectativa de vida dos brasileiros, segundo o IPEA, o vereador propõe idade mínima de 58 anos para as mulheres e para os homens, 63. Já para os professores, a idade seria de 53 se mulher, 58 para homens e para servidores da guarda municipal, a idade mínima de 55 anos.
Essa proposta ainda não agrada a direção do Sinsej que exige a retirada dos três projetos de reforma elaborados pelo prefeito Adriano Silva (Novo) de tramitação, como também defende a manutenção das regras atuais da aposentadoria. No entanto, o adiamento dá um novo fôlego para que a luta em defesa do direito de se aposentar seja fortalecida.

Seis vereadores se posicionam contrários à votação
O debate sobre os projetos na Sessão começou com posicionamento dos vereadores Adilson Girardi (MDB), Ana Lúcia (PT), Claudio Aragão (MDB), Cassiano Ucker (Cidadania) e Lucas Souza (PDT) e Sidney Sabel (Dem) contrários à votação sem devida auditoria no Ipreville e consenso sobre o tema. O vereador Cassiano também levou ao Plenário o requerimento ignorado nas Comissões de Finanças e de Saúde para que representante do Conselho do Ipreville seja chamado à Câmara e se posicione sobre as alterações feitas pelo governo no PLO 23/2021, denunciadas pelo Sinsej ainda ontem.
Esse fôlego mostra que estamos no caminho certo, porém precisamos aumentar a pressão pela retirada desses projetos de reforma desumana, que pretende acabar com nossos direitos em plena pandemia. Por isso a presença de cada uma e cada uma nesta quarta-feira (2) em frente à Câmara é fundamental. Ou lutamos agora ou perdemos nossa aposentadoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

10 − 2 =