Empresa contratada pelo Sinsej começa trabalho de auditoria no Ipreville nesta semana

Auditores foram apresentados às comissões de Finanças e de Saúde na CVJ

Em reunião conjunta das comissões de Finanças e de Saúde da Câmara de Vereadores de Joinville desta terça-feira (15), vereadores, servidores, atuários e representantes do Ipreville estabeleceram prazo e plano de trabalho para execução da auditoria independente no cálculo atuarial do Instituto pela empresa GestorUm, de Porto Alegre/RS.

Com participação virtual na reunião, os atuários contratados Joel Fraga e Michele Dall’Angnoll esclareceram que vão trabalhar  com base nas 22 questões pontuadas por servidores, sindicato e Ipreville em reunião no início do mês, em duas etapas, a partir do momento em que receberem os documentos.  O  prazo proposto pela CVJ para apresentação dos resultados é de 30 dias, com possível acréscimo de 15 dias ou mais, se necessário. Primeiramente será feito resgate das informações dos 25 anos do Instituto para posterior avaliação atuarial com comparação ao atual cálculo. O presidente do Ipreville, Guilherme Casali, se comprometeu a começar o envio dos documentos a partir desta quarta-feira (16). Há muitos deles já digitalizados, no entanto há muitos que ainda não estão.

Jane frisou que os responsáveis por cederem informações solicitadas serão, em geral, o Ipreville e até mesmo a Câmara, mas o acompanhamento coletivo de representantes da categoria – inclusive auditores fiscais -, do Legislativo, do Executivo e do próprio Ipreville, vai garantir transparência e legitimidade ao processo.  “A auditoria vai mostrar se realmente existe déficit e se existir, precisamos saber a origem porque o servidor nunca deixou de pagar o Ipreville, ao contrário dos governos que parcelam, entregam imóveis ao invés de pagar a dívida”, argumenta.

Os atuários esclareceram que sua tarefa é olhar com lupa os documentos repassados, como também traduzir as devidas informações desses documentos.

Sinsej quer a suspensão dos três projetos da Previdência

A presidenta do Sinsej, Jane Becker, aproveitou a situação para reiterar a solicitação pela suspensão da tramitação dos três  projetos referentes à reforma da Previdência, até o final do resultado da auditoria. O relator das matérias  nas duas Comissões, Wilian Tonezi (Patriota), confirmou somente a paralisação da tramitação do Projeto de Lei Complementar 008/2021 porém, diferente dos que informou o presidente do Legislativo, Maurício Peixer (PL), Tonezi disse que tanto a Proposta de Emenda à Lei Orgânica 003/21 como o Projeto de Lei Ordinária 23/21,  encontram-se na Comissão de Legislação.  Na última sexta-feira (11), Peixer afirmou que os projetos estão sob análise das duas comissões.

O combo da reforma da Previdência do prefeito Adriano Silva (Novo) é desumano e uma decisão política do governo. Além de dificultar o acesso ou até impedir os  servidores de se aposentar, esses projetos prejudicam a qualidade do serviço público.

Por isso, além de organizar a  categoria para a luta nos locais de trabalho e nos bairros, a direção do Sindicato também busca dialogar com a comunidade a respeito dos riscos que essas propostas trazem ao serviço público.

A categoria precisa estar atenta e acompanhando toda a movimentação dos projetos e impedir sua aprovação. Não queremos morrer trabalhando para pagar uma dívida que não é nossa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

14 − 5 =