Servidores da cultura de Joinville cobram melhores condições de trabalho e segurança sanitária

Servidores-da-cultura -de-Joinville- reclamam-de-más- condições-de- trabalho
Em reunião, com Sinsej e servidores, secretário da Cultura, Guilherme Grassenferth, afirma que espaços de museus ficarão fechados nos finais de semana e feriado.

Más condições de trabalho e desvio de função nas unidades de patrimônio e museus e espaços da Secretaria de Cultura de Joinville foram temas de reunião realizada na tarde desta segunda-feira (05) entre diretores do Sinsej, Secretário da Cultura Guilherme Grassenferth, servidores e representantes do Conselho do Sistema Municipal de Museus.

Desde maio, quando a Prefeitura Municipal de Joinville decidiu reabrir unidades como o Memorial da Bicicleta, o Jardim Museu Casa Fritz Alt e a Galeria Victor Kursancew, servidores no setor estão cobrando melhores condições de trabalho e de atendimento ao público, pois aos domingos e feriados, o acesso dos visitantes aos banheiros está proibido pela falta de profissionais terceirizados na limpeza, impedindo os cuidados necessários de higiene em plena pandemia. Eles reivindicam também fornecimento de EPIs como álcool gel, máscaras, luvas, manter sanitários limpos, móveis limpos, sabonete líquido, toalhas descartáveis e controle real de público para a reabertura dos espaços.

Além disso, denunciam desvio de função, vivenciado principalmente pelos monitores de museus. Eles contam que precisam se deslocar até outras unidades por falta de pessoal e cumprir toda sorte de tarefas, inclusive varrição e limpeza do local, e não conseguem executar a sua real função no seu ambiente de trabalho.

De acordo com Giane Maria de Souza, servidora no Arquivo Histórico, muitos estão sendo obrigados a trabalhar nos finais de semana, feriado e pontos facultativos sem qualquer  regulamentação por meio de plantão, horas extras etc. “- Na Secult, o trabalhador troca domingo por segunda feira como se esses dias tivessem a mesma equivalência de valor para um pai ou uma mãe de família”, aponta.

Outra reivindicação dos profissionais é que, até outubro, quando a maioria deles estará vacinada, haja um planejamento eficiente que possibilite também o teletrabalho ou o atendimento virtual, por meio de vídeos que envolvam educadores e monitores de museus. Exigem, ainda, a execução do plano estadual de combate à pandemia.

Enquanto cientistas do mundo inteiro orientam o isolamento, o governo de Adriano Silva (Novo), incentiva o turismo de forma irresponsável, sem orientação, sem pessoal e sem os protocolos sanitários para evitar o contágio do novo coronavírus. A cidade, que raríssimas vezes saiu da matriz de risco gravíssima no Estado, já coleciona mais de 1500 mortes em decorrência da doença.

O Secretário prometeu não abrir os espaços nos finais de semana e feriados, sem que haja pessoal responsável pela limpeza. Uma nova reunião será agendada para dar sequência às negociações. A presidenta do Sinsej, Jane Becker, afirma que o Sindicato está na luta e neste momento, especialmente, em defesa desses trabalhadores da cultura e vai seguir atento até que sejam resolvidos todos os problemas elencados pela categoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × dois =