Sinsej denuncia descaso com a vida de pacientes com AVC no Hospital São José

Referência no tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) o Hospital Municipal São José segue agonizando nas mãos do prefeito Adriano Silva (NOVO). Em claro processo de sucateamento para ser entregue a iniciativa privada, a unidade está desde fevereiro sem um equipamento fundamental para salvar a vida de pessoas que sofreram AVC.

O equipamento de hemodinâmica está quebrado há seis meses, com isso o risco de morte por AVC em pacientes cresceu. O equipamento possibilita a análise dos vasos e artérias intracerebrais, canais e fluxos sanguíneos. Esse exame é fundamental para reduzir as chances de morte e sequelas graves, já que ajuda no diagnóstico e a direcionar o paciente para o tratamento ideal. Cerca de 52% dos pacientes que passam por esse procedimento conseguem retornar para uma vida independente. Sem ele, segundo dados da Associação Brasil AVC, o paciente com AVC grave tem 93% de risco de morrer ou ficar incapacitado.

Em resposta a questionamentos feitos pelo jornal Notícias do Dia, a prefeitura informou que solicitou suporte de um hospital da rede privada até que o problema seja resolvido. Porém, o próprio jornal traz a informação que esse hospital também está com problemas estruturais e não seguirá com os atendimentos.

Nos últimos quatro meses as redes sociais do prefeito mostraram ele dançando, viajando, plantando flores, pressionando os vereadores para aprovar criação de cargos, mas não mostraram ele resolvendo o problema do hospital. Distante do mundo mágico de Adriano Silva, os profissionais da Unidade de AVC do Hospital São José estão preocupados. A equipe se mobilizou e está tentando chamar a atenção da sociedade para o problema.

“A equipe da Unidade de AVC do Hospital Municipal São José (HMSJ) está em luto diante dos futuros indivíduos acometidos por AVC que necessitarem de tratamento de reperfusão mecânica nos casos de AVC isquêmico. Estamos sem oferecer o serviço no HMSJ desde fevereiro, vínhamos com uma parceria com o Centro Hospitalar Unimed, porém ontem (06/07) esta parceria foi interrompida. Infelizmente deixaremos de oferecer terapia aonde éramos pioneiros e referência e deixaremos um legado para a sociedade de indivíduos incapacitados ou mortos”, diz um comunicado divulgado pelos profissionais que trabalham no setor.

Como descreve o parágrafo acima, o São José é uma referência no tratamento de casos de tratamento de AVC. Uma segurança e um orgulho para toda a região Norte do estado. A vida da população deveria ser prioridade para a gestão, mas não parece o caso. É inadmissível que um equipamento tão importante esteja há tanto tempo quebrado. Já passou da hora de Adriano Silva (NOVO) dar a devida atenção a vida do joinvilense. O serviço público precisa de cuidado e valorização. Precisa de concurso para ampliar o atendimento à população. Precisa de manutenção para que equipamentos importantes não fiquem seis meses parados. Precisa de respeito para que as vidas das pessoas não sejam usadas como desculpa para a terceirização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 + 14 =