Chega de filas. Concurso público já!

Nas últimas semanas a cidade de Joinville tem sofrido com filas e demora no atendimento nas unidades básicas de saúde da cidade. A prefeitura se justificou dizendo que isso acontece devido ao aumento da demanda nos postos. Os servidores que trabalham nas unidades de saúde estão sobrecarregados e a única solução que resolverá definitivamente o problema é o concurso público.

Apesar de admitir o problema, a prefeitura não se movimenta para solucionar a questão. Nesta quinta-feira (23), o prefeito Adriano Silva (NOVO) anunciou que a população poderá agendar consultas na UBSF do Comasa de forma digital, através de um aplicativo. A promessa é agilizar o atendimento nos postos de saúde. É claro que a tecnologia deve ser usada para auxiliar o serviço público, mas essa é mais uma medida que só mascara o problema da saúde na cidade.

O que o prefeito Adriano Silva está fazendo é apenas transformando uma fila física em uma fila virtual. A demanda continua alta e o número de servidores para atendê-la segue o mesmo. A diferença é apenas onde o cidadão vai esperar. O que Joinville precisa é de mais funcionários, para que o atendimento seja feito de forma mais ampla, diminuindo as filas e melhorando a qualidade do serviço para a população. Se o agendamento da consulta será de forma presencial ou virtual, é secundário. A qualidade e a agilidade do atendimento é o que deveria ser prioridade do poder executivo.

O caminho para resolver a situação é claro: concurso público, valorização dos servidores e investimento no setor. Basta a prefeitura parar de se esconder atrás de ações pouco efetivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

8 + 14 =