Diretoria lança convocatória para o 2º Congresso do Sinsej
A direção do Sinsej, com aprovação do Conselho de Representantes, lança a convocatória do 2º Congresso do Sinsej, sob tema “Sinsej 30 anos: defender o serviço público, os direitos e ajudar a reorganizar a classe trabalhadora”. O evento será realizado nos dias 22, 23 e 24 de novembro, no Hotel Tannenhof. “Essa atividade de discussão, formação e preparação, que irá traçar o plano de lutas para a categoria para os próximos três anos, acontece em um momento de extrema relevância para a classe trabalhadora”, disse o presidente da entidade sindical, Ulrich Beathalter.
Em todo o mundo, os patrões e governos lançam uma ofensiva para retirar direitos dos trabalhadores e destruir os serviços públicos. O Congresso pretende abordar esses ataques, armar e preparar politicamente os servidores de Joinville, Garuva e Itapoá para o enfrentamento no próximo período. A atividade também abordará a necessidade de organização da classe trabalhadora para construir uma alternativa, um mundo mais justo e igualitário, socialista.
Programação
Durante os três dias serão discutidos: conjuntura internacional, nacional e local, balanço da gestão 2016-2019, organização sindical: reforma estatutária e estrutura do Sinsej e plano de lutas.
A abertura, no dia 22 de novembro, às 19 horas, terá a apresentação das teses inscritas e do regimento do Congresso. No dia seguinte, na parte da manhã, serão montados os grupos de trabalho para discussão de conjuntura, balanço da gestão, organização sindical e plano de lutas. À tarde, a partir das 14 horas, será realizado um debate sobre o aumento da opressão aos trabalhadores e a necessidade de construir uma organização mundial de combate por um mundo mais justo e igualitário. Quem conduz a discussão é o jornalista e dirigente da Esquerda Marxista Serge Goulart.
No último dia, das 8 às 12 horas, acontece a plenária de encerramento, com aprovação do plano de lutas para os próximos três anos de gestão.
Inscrições de delegados e teses
Poderão participar do Congresso delegados natos e eleitos em assembleia, com direito a voz e voto, observadores e convidados, com direito à fala. Apenas filiados podem se candidatar. A eleição dos delegados acontece de 1º a 31 de outubro e a inscrição dos eleitos deve ser feita até o dia 9 de novembro.
A inscrição das teses e contribuições poderá ser realizada entre os dias 17 a 28 de setembro. Os documentos serão disponibilizados para apreciação da categoria em meio digital a partir do dia 2 de outubro. O Regimento Interno, com todas as regras sobre o Congresso, foi aprovado pelo Conselho de Representantes em 29 de agosto e está disponível aqui.
*Atualizado em 18 de setembro, às 13 horas.
Leia também: