Projeto do prefeito que prejudica a educação e cria cargos eleitoreiros deve seguir para votação em plenário

Em sua primeira reunião como presidente da Comissão de Finanças, o vereador Roque Mattei atropelou a tramitação do Projeto de Lei do prefeito Udo Döhler que extingue cargos na educação e cria outros 30 em gratificação. Nomeou o vereador Wilson Paraíba (PSB) como relator que, 30 segundos após ser nomeado, apresentou seu parecer favorável ao PLC. Em menos de 3 minutos o projeto entrou na pauta da comissão, recebeu parecer favorável do novo relator e foi aprovado às cegas, sem que tenha sido lido, pelos vereadores Roque Mattei (MDB), Fabio Dalonso (PSD), Wilson Paraíba (PSB) e Natanael Jordão (PSDB). Agora a matéria está pronta para ser colocada para votação em plenário quando melhor convier à base governista.

Desde que o prefeito enviou a matéria para a Câmara em novembro de 2019, o Sinsej tem mobilizado a categoria para pressionar os vereadores para que não cometam este crime contra a educação pública de Joinville. O PLC 051 que extingue cargo na educação do município e cria gratificações para profissionais que atuarão na Sede da Secretaria. O Sindicato também vem denunciando a intenção do governo por trás da criação destes 30 cargos em gratificação em um ano eleitoral.  Para a diretoria do Sinsej, a proposta do prefeito de conceder gratificações a pessoas indicadas é meramente eleitoreira, em ano de eleições.

Segundo a presidenta do Sinsej Jane Becker a criação de cargos comissionados não resolve o problema, “o que irá solucionar os entraves no serviço público é a realização de concurso para todas as áreas”, ressaltou. A grave situação atual pode ser verificada pelo alto índice de adoecimento da categoria por excesso e acúmulo de trabalho e de função para dar conta da falta de pessoal e de melhores condições de trabalho.

A direção está acompanhando a tramitação do projeto e alerta que, para impedir de vez a aprovação desse projeto e melhorar a educação de Joinville, é preciso que toda a comunidade escolar e categoria estejam unidas, organizadas e mobilizadas junto ao Sindicato, lutando por concurso público e a valorização do serviço público e dos servidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × quatro =