Nota de pesar – Joãozinho da CUT
O Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Joinville manifesta seu pesar pelo falecimento de João Batista Gomes, o Joãozinho da CUT.
Servidor público, Joãozinho militou no Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo (Sindsep) desde 1988. Era filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e integrava a direção nacional da CUT.
Ao longo de sua vida, participou de forma atuante em lutas em defesa da população carente de São Paulo, contra o confisco de benefícios dos aposentados e pensionistas do serviço público municipal, contra a reforma trabalhista e contra a lei das terceirizações. Também teve destaque na participação da CUT junto à Comissão Nacional da Verdade, que investigou violações de direitos humanos durante a ditadura militar brasileira.
Sempre presente em atos, marchas e manifestações em defesa dos trabalhadores, integrou as Frentes Brasil popular e Povo Sem Medo. Mesmo nos últimos anos, quando já enfrentava a batalha contra o câncer que o vitimou, não abandonou a militância. Foi peça fundamental nas denúncias da privatização e cobranças abusivas no serviço funerário em São Paulo, onde seguiu lutando pela reversão da privatização.
Deixamos nossas condolências aos amigos e familiares de Joãozinho. Seu legado de luta seguirá inspirando os trabalhadores.