Assédio nos locais de trabalho: saiba como combatê-lo
O assédio moral no serviço público é uma prática recorrente que coloca os servidores em situações humilhantes, comprometendo sua dignidade e integridade, tanto física quanto mental. É um crime que se manifesta de várias formas: isolamento, cobranças e transferências arbitrárias, atribuição de tarefas constrangedoras e até violência verbal ou física, como o sindicato vem denunciando continuamente.
A situação se agrava devido à estabilidade dos servidores: como os chefes não podem demiti-los com facilidade, recorrem à humilhação, especialmente quando estes chefes são escolhidos por laços políticos.
O assédio está em primeiro lugar nas denúncias recebidas pelo Sinsej. E as consequências para os servidores são graves: doenças físicas e psicológicas, como estresse, depressão, síndrome do pânico, até problemas familiares. No ambiente de trabalho, isso gera medo, desmotivação e uma queda na produtividade, afetando todo o serviço público. O MTB e o IBGE já apontaram que o assédio moral causa perdas de R$ 14 bilhões/ano ao Estado brasileiro por absenteísmo e tratamentos de saúde.
O assédio não atinge apenas a vida pessoal do trabalhador, mas também o direito a livre associação a um sindicato e o direito de greve. Segundo denúncias, chefias pressionam os servidores a aceitarem as propostas do governo em negociações sindicais e até a mostrarem seu apoio ao prefeito e ao seu partido em redes sociais.
Dentro deste cenário, existe um inimigo comum: o silêncio. Os trabalhadores devem quebrá-lo e procurar imediatamente o sindicato. Um levantamento da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (2023) mostrou que 32% das denúncias no ambiente de trabalho ocorrem no serviço público, mas apenas 6,5% são formalizadas, por medo de represálias.
O Sinsej oferece um ambiente seguro de acolhimento para denúncias, atuando em defesa dos trabalhadores em suas demandas. Além de comparecer ao sindicato, o servidor também tem diversos canais de denúncia, seja pelo site, redes sociais, aplicativo e telefones disponibilizados.
Denuncie!
Quem cala,consente!
Denunciar qualquer tipo de assédio no serviço público é um direito do servidor!
A intimidação através do assédio moral produz medo e é considerado crime segundo a lei!
Não fique calado procure seus direitos através da lei e de seu sindicato!