Administrativos, cozinheiras e mães atípicas foram pauta da reunião com a SGP

Em mais um encontro para tratar das pautas dos servidores, o Sinsej se reuniu com o prefeito Adriano Silva (Novo) e representantes da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) na última quinta-feira, dia 28/08. Na ocasião, foram discutidas várias demandas dos trabalhadores.

Um dos pontos tratados foi a liberação do dirigente do Sintraej – Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Serviços de Água e Esgotos Sanitários de Joinville, que foi retirada arbitrariamente pelo presidente da CAJ. O prefeito assumiu o compromisso de avaliar, junto ao presidente da companhia, a manutenção dessa liberação.

A SGP se comprometeu, também, em agilizar o envio do projeto de lei para aumento e extensão do vale-alimentação conforme acordo da campanha salarial.

Tivemos confirmação da liberação dos representantes dos locais de trabalho para as reuniões do conselho sem reposição das horas. Essa é a retomada de um compromisso assumido pelo governo Udo com os servidores e que foi perdido pela última direção sindical. A direção atual considera essa uma das conquistas políticas mais importantes para a reorganização dos servidores em sua entidade. É fundamental que nenhum representante perca a oportunidade de usar sua liberação para encaminhar coletivamente as pautas mais sentidas dos seus locais de trabalho. Dessa rearticulação do Conselho de Representantes resultará o encaminhamento das reivindicações de forma mais otimizada junto à gestão.

Outra pauta foi a demanda das mães e pais atípicos. Esses servidores buscam o reconhecimento do benefício pago pela prefeitura somado à redução de carga horária para se dedicarem aos cuidados de seus filhos: um direito que, até o momento, muitos precisam exigir judicialmente. Diante da reivindicação, a SGP se comprometeu a estudar o caso e trazer uma posição concreta na próxima reunião.

O sindicato reforçou a reivindicação sobre a redução da jornada das cozinheiras para seis horas diárias, sem corte nos vencimentos. Embora essa demanda tenha sido apresentada já em maio, no início da campanha salarial, os representantes do executivo ainda não apresentaram uma resposta definitiva. Assumiram o compromisso de levar o assunto ao secretário de educação para análise. 

O secretário da SGP levará também para a SED a reivindicação dos servidores de que a escolha de vagas volte a ser anual.

No que diz respeito aos servidores administrativos, ficou firmado o compromisso de que uma emenda ao Projeto de Lei Complementar 33/2025, que garanta o caráter opcional à mudança de jornada de trabalho para 40 horas semanais, será enviada à Câmara de Vereadores de Joinville.

Também foi firmado o compromisso da permanência de toda a remuneração concedida aos agentes e assistentes administrativos que possuem gratificação por setor ou local de trabalho.  Além disso, a proposta para a valorização da carreira desses servidores será apresentada e discutida com a direção do sindicato em outubro.

A próxima reunião entre o Sinsej e a SGP está marcada para 25 de setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

seis − 5 =