Hora de eleger os novos representantes
Está aberto o período de eleição dos novos membros do Conselho de Representantes do Sinsej. O mandato dos conselheiros acompanha o da direção do sindicato. Cada local de trabalho deve reunir sua equipe e escolher um companheiro, que poderá participar desta instância até 2019.
Os diretores do sindicato estão percorrendo todas as unidades de Joinville, Garuva e Itapoá para impulsionar as eleições. No entanto, elas também podem ser organizadas pelos próprios servidores. Em todos os casos, é preciso preencher uma ata, que está disponível aqui e entregar na entidade.
Cabe ao conselheiro eleito ser uma ponte entre o sindicato e a categoria, ajudando na mobilização e nas discussões nos locais de trabalho. Também é responsabilidade dele cumprir e fazer cumprir o Estatuto do Sinsej, bem como as deliberações emanadas da assembleia geral e do congresso; discutir proposta para negociação coletiva a ser levada à assembleia geral; representar o sindicato nos locais de trabalho; distribuir os materiais de divulgação; promover a sindicalização; atentar aos problemas trabalhistas que ocorrem, procurando auxiliar na solução e encaminhando à diretoria; participar ativamente das atividades promovidas pelo sindicato, incentivando os demais trabalhadores para que também o façam; entre outras questões.
O Conselho de Representantes é uma instância deliberativa do Sinsej, que está abaixo apenas do congresso e da assembleia geral. Ele se reúne ordinariamente a cada dois meses ou, de forma extraordinária, sempre que for necessário. Em Joinville, a greve de 2014 conquistou a liberação de meio período a cada seis meses para atividades do Conselho. Em Itapoá, os servidores eleitos têm uma tarde por trimestre para participar das reuniões.