Presidente do Sinsej palestra sobre saúde pública

O anfiteatro do Bom Jesus/Ielusc recebeu, nesse sábado (29/9), uma palestra sobre saúde pública e organizações sociais (OSs). O informante foi o presidente do Sinsej, Ulrich Beathalter. Também enriqueceram a atividade os representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e do Centro de Direitos Humanos (CDH).

Ulrich contextualizou o surgimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e seu desenvolvimento. O presidente do Sinsej expôs seu ponto de vista sobre a função das OSs na saúde pública. “As organizações sociais são o resultado de uma falta de vontade política dos governos em fazer o SUS funcionar como poderia”, disse. Ele também apontou os desafios que vê para a saúde brasileira conseguir um serviço público de qualidade.

Gravidade ainda não percebida

Ao narrar a experiência do sindicato ao acompanhar a mobilização dos trabalhadores do Hospital Regional no começo deste ano, Ulrich destacou o nível ainda superficial em que se encontra o debate entre os trabalhadores. “Os profissionais, os que mais diretamente são atingidos, ainda não perceberam a profundidade do problema que envolve o desmonte da saúde pública.”

O evento foi organizado pelo Diretório Central dos Estudantes Florestan Fernandes (DCE/Ielusc) e teve o objetivo de debater o tema com os estudantes. O que motivou o diretório foi a polêmica provocada na sociedade pela entrega do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) para uma OSs e a ameaça de entrega também do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt.

Seminário em novembro

Participaram da atividade estudantes de Nutrição e Enfermagem da faculdade Bom Jesus/Ielusc e do Centro Universitário Católica de Santa Catarina. No fim do evento, o diretório do Ielusc avisou da realização do Seminário Estadual em Defesa do SUS e Contra as Privatizações da Saúde, que acontecerá na UFSC Florianópolis, entre os dias 5 e 6 de novembro. Essa será outra oportunidade importante para aprofundar o tema.

 

Ulrich explica o desenvolvimento da saúde pública
Foto: Johannes Halter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =