Assembleia discutirá Estatuto e mensalidade
Os servidores municipais de Joinville estão convocados à assembleia geral que discutirá um novo Estatuto para o sindicato. Será no dia 22 de agosto, às 19 horas, no Sinsej. Na oportunidade também será reaberta a discussão sobre a mudança na forma de cobrança da mensalidade da entidade, para que o debate seja aprofundado.
Por que mudar o Estatuto?
O Estatuto do Sinsej foi elaborado em 1988 e desde então não sofreu modificações significativas. Ele possui uma estrutura autoritária e antidemocrática, que dá ao presidente o poder de decisão sobre todos os encaminhamentos políticos da entidade.
A atual direção possui uma nova proposta para este documento, que criaria outras duas instâncias com poder de decisão sobre o sindicato: o Congresso e o Conselho de Representantes. Além disso, com a aprovação do novo documento, a campanha salarial e qualquer proposta da Prefeitura passariam a ser obrigatoriamente discutidas em assembleia.
Muitas destas melhorias já são colocadas em prática desde 2010, quando o grupo político da atual direção assumiu o Sinsej, mas é preciso ampliá-las e regulamentá-las, para que tais conquistas mantenham-se no futuro.
Até o dia da assembleia todo servidor deve ter se apropriado do atual Estatuto do Sinsej e da nova proposta.
Leia a nova proposta de Estatuto do Sinsej
Confira o atual Estatuto do Sinsej