Alunos da Sociesc fundam DCE

Movimento começou na luta contra cobrança de estacionamento. Foto: Jean Almeida
Movimento começou na luta contra cobrança de estacionamento. Foto: Jean Almeida

Os alunos da Sociesc (Sociedade Educacional de Santa Catarina) fundaram o seu Diretório Central dos Estudantes no dia 4 de setembro, entidade estudantil que passa a representar os interesses e direitos de cerca de 5 mil estudantes dos campus universitários do Boa Vista e da Marquês de Olinda, em Joinville.

No embalo da manifestação de 13 de agosto contra a cobrança do estacionamento e contra os processos administrativos disciplinares abertos pela Sociesc contra oito estudantes que organizaram o protesto, os acadêmicos deram um passo fundamental na organização dos estudantes. A partir de agora devem construir os centros acadêmicos em todos os cursos superiores em que ainda não há.

A assembleia de 4 de setembro, que resolveu fundar o DCE, já aprovou o seu estatuto e elegeu uma diretoria provisória. Ela tem entre as suas responsabilidades a organização da eleição direta da primeira diretoria regular no prazo de 60 dias contado do registro legal dos estatutos.

A presidência provisória do DCE coube ao estudante de Engenharia Civil Lucas Pereira de Souza, a secretaria será exercida por Priscila Kariny Viana, do curso de Engenharia de Produção, e a tesouraria pela acadêmica Vanessa Cristiane Hansen da Arquitetuta.

A luta contra a cobrança do estacionamento e pela anistia dos estudantes processados pela Sociesc são as primeiras tarefas da diretoria provisória do DCE.

Com a escolha da primeira diretoria em eleição direta com certeza virá a organização dos estudantes contra os aumentos das mensalidades, observa Daison Colzani, presidente do DCE da Univille, dirigente estudantil que participou da assembleia de fundação do DCE da Sociesc. De acordo com ele, o DCE da Univille dará todo apoio necessário neste início de atuação da nova entidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

13 − 8 =