Servidores de Itapoá deflagram greve

Greve foi deflagrada ontem (23/5) à noite I Foto: Aline Seitenfus
Greve foi deflagrada ontem (23/5) à noite I Foto: Aline Seitenfus

Em assembleia realizada ontem (23/5) à noite, os servidores de Itapoá deflagraram greve que inicia na próxima segunda (29/5). A decisão foi tomada depois de diversas tentativas de diálogo com o governo – que recebeu o sindicato apenas uma vez. Dos 18 pontos da pauta de reivindicações, o prefeito, Marlon Neuber, atendeu somente dois: reposição da inflação e reajuste do vale-alimentação.

Entre as principais solicitações da categoria estão a aplicação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), eleição para diretores das escolas, a regulamentação do reajuste dos salários pelo INPC e o pagamento de adicional de insalubridade para ACSs, ACEs e recepcionistas das unidades de saúde. Após negar a aplicação do PCC na mesa de negociação, Marlon enviou um ofício ao sindicato informando que iria estudar a proposta e dar uma resposta em 180 dias. Assim foi com as demais reivindicações: prazos de estudo de até 180 dias, solicitação de esclarecimentos ao Ministério da Educação (MEC) e ao Tribunal de Contas, ou negativas.

O presidente do sindicato, Ulrich Beathalter, considera um absurdo essa atitude da Prefeitura. Ulrich lembrou ainda que o PCC, o gatilho salarial e a eleição para diretores de escola foram acordados em Campanhas Salariais anteriores e até o momento não foram aplicados. “Os servidores são responsáveis pela manutenção de todos os serviços prestados à comunidade. Quando o governo se nega a atender as suas reivindicações, ele está se negando a prestar um atendimento de qualidade a cada morador de Itapoá”, disse o dirigente sindical. “As conquistas desta greve se estenderão a todos os itapoenses”, concluiu ele.

Encaminhamentos

Às 9 horas de segunda (29/5), o comando de greve se reúne na sede do Sinsej para organizar as atividades da greve. Às 14 horas, em frente à Prefeitura, toda a categoria participa de assembleia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 + 15 =