Sinsej e entidades organizam atividade para barrar Organizações Sociais em Joinville
Em reunião realizada na segunda-feira (19), na Sede do Sinsej, diretores do Sindicato juntamente com servidores da saúde e representantes do Conselho Regional de Enfermagem/SC (Coren) e do Sindicato dos Trabalhadores na Saúde de Joinville (Sindsaúde) e Região debateram a presença das Organizações Sociais (OS) no serviço público municipal.
As Organizações Sociais ou OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público) funcionam como uma espécie de maquiagem para a corrupção e terceirização. Ao mesmo tempo em que tornam precárias a prestação de serviços à população e as relações de trabalho dos servidores, dão lucro e benefícios aos empresários gestores dessas entidades.
Já em campanha eleitoral, o prefeito Adriano Silva (Novo) se disse favorável à ampliação das parcerias público privadas na administração municipal e agora está querendo fazer valer seu “lado” empresarial com a contratação de OSs não só no Hospital Municipal São José, mas em praticamente todo o setor da saúde. Se conseguir emplacar esse tipo de terceirização na saúde, outros setores podem ser atingidos muito em breve.
Com objetivo de barrar o aumento da terceirização em Joinville, assim como debater a necessidade de investimentos e valorização dos serviços públicos e os servidores, uma grande atividade deve ser realizada na cidade, nos próximos dias, com data e local a serem definidos.
O Sinsej convoca a categoria a participar tanto da atividade como dessa luta.