Prefeito Adriano Silva sanciona projetos de lei da reforma da Previdência
O prefeito Adriano Silva (Novo) sancionou com comemorações nesta segunda-feira (20) os projetos de lei da reforma da Previdência dos servidores públicos municipais de Joinville que vão começar a valer dentro de 90 dias. Detalhe é que nem o projeto original ou o que foi sancionado hoje vai resolver o déficit nas contas do Ipreville e muito menos as irregularidades apontadas na auditoria independente, contratada pelo Sinsej.
De acordo com nota do jornalista Jeferson Saavedra, após a reforma o déficit no Ipreville continuará próximo a 500 milhões de reais. Desde que o debate da reforma da Previdência foi levado à Câmara de Vereadores pelo ex-prefeito Udo Döhler (MDB) em 2020 e pelo atual mandatário em fevereiro deste ano, o valor apresentado do déficit gira em torno de R$ 1,2 bi de reais, porém a auditoria independente chegou a dois outros valores bastante distintos, de 52 milhões a 1,7 bilhão de reais. Diante dessa grande diferença, o Sinsej apresentou denúncia sobre as irregularidades no Ministério do Trabalho e Previdência, no Ministério Público e no Tribunal de Contas de SC, assim como solicitou a abertura de uma CPI do Ipreville na CVJ, pedido negado pela maioria dos vereadores.
Independente dos valores, o Sinsej reforça que a conta do Ipreville não é da categoria, que paga mensalmente sua parte ao Instituto, por isso os 14 vereadores e prefeito inimigos do servidor e do serviço público não serão esquecidos.