Servidores votam em plebiscito sobre as extensões de base de Garuva e Itapoá

Nesta sexta-feira (18) o Sinsej concluiu a coleta de votos do plebiscito sobre as extensões de base do sindicato, que ouviu a opinião dos servidores filiados sobre a continuidade das extensões de Itapoá e Garuva.

Durante três dias, representantes do sindicato passaram em todas as unidades onde haviam filiados nas três cidades para coletar os votos. Após a apuração, o resultado apontou que 75% são a favor do fim das extensões de base, enquanto 24% são favoráveis a manutenção (brancos e nulos somaram 1%). Em Garuva e Itapoá, os servidores também votaram pela independência. 81,7% votaram contra a extensão, enquanto 18,3% foram favoráveis.

A realização do plebiscito era uma necessidade. Quando o processo de extensão de base foi iniciado, em 2013, sob gestão da Esquerda Marxista, a diretoria da época não seguiu os processos legais necessários para obtenção da Carta Sindical, que garantiria ao sindicato o direito de representar os servidores de Garuva e Itapoá. Por conta deste erro, o pedido de extensão de base foi negado pelo Ministério do Trabalho. Na teoria, hoje as extensões de base sequer existem legalmente. Na prática, porém, devido a força política, o Sinsej consegue dialogar com a prefeitura de Itapoá em nome dos servidores.

Para não repetir o erro de gestões passadas, a atual direção tomou o cuidado de seguir o processo correto, obedecendo todos os prazos necessários. O edital do plebiscito foi publicado no dia 14 de julho de 2023 no Diário Oficial da União e no dia 13 de julho de 2023 no jornal O Município.

Editais publicados no jornal O Município e no Diário Oficial da União

Nas semanas anteriores ao pleito, os diretores do Sinsej percorreram os locais de trabalho com material informativo e dialogaram muito com a categoria sobre o plebiscito, com o intuito de explicar nosso posicionamento e também o porquê da votação. Além disso, houve divulgação via site, redes sociais, canais de comunicação e cartazes colados nos locais de trabalho. Por fim, durante os três dias de coleta de votos, foram a todas as unidades das três cidades para que os servidores filiados pudessem exercer seu direito de votar. Uma urna fixa foi colocada na sede para que os aposentados pudessem depositar seu voto.

Esse debate foi uma decisão da gestão Servidor em Luta desde o primeiro mandato, em 2019 e da atual, colocada em prática somente agora, pois estávamos discutindo com os servidores dos dois municípios e ajudando-os a reunir as condições para terem seu sindicato próprio, com uma gestão combativa que organize os servidores das duas cidades para lutar pelas suas reivindicações. O Sinsej se compromete a dar apoio jurídico, político e financeiro durante essa transição.

O plebiscito reforça o compromisso da direção do Sinsej em ouvir e dialogar com os servidores. Não há forma mais democrática de conduzir esta situação do que dando a cada servidor o seu direito de opinar.

O Sinsej agradece aos servidores que participaram do pleito. Somente com a mobilização da categoria, o sindicato conseguirá avançar na luta por um serviço público de qualidade e pelos direitos dos trabalhadores.

Resultados

Total das 3 cidades:

Pelo fim da extensão de base: 75%
Pela manutenção da extensão de base: 24%
Brancos/nulos: 1%

Resultado em Itapoá e Garuva

Pelo fim da extensão de base: 81,7%
Pela manutenção da extensão de base: 18,3%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

doze − doze =