Direção do Sinsej marca presença no 14º CECUT-SC

No último final de semana aconteceu o 14º Congresso Estadual da CUT-SC (CECUT-SC), em Florianópolis, que contou com a participação da direção do Sinsej. O evento reuniu mais de 300 trabalhadores e trabalhadoras, representando 76 sindicatos e federações filiados à CUT-SC.

No congresso foi eleita a nova direção da CUT-SC e duas diretoras do Sinsej integravam a chapa única que se candidatou ao pleito. Maria da Gloria Silva Henriques e Sônia Borget Foss agora fazem parte da direção estadual da entidade. A professora Anna Julia Rodrigues foi reeleita como presidente para os próximos quatro anos.

Além da eleição foram feitos debates em torno de análises da atual conjuntura estadual para os trabalhadores. O avanço das políticas de retirada dos direitos trabalhistas durante o governo Bolsonaro e os casos de trabalho análogos à escravidão em Santa Catarina foram temas abordados durante o congresso.

O congresso ainda definiu as estratégias e o plano de lutas para o próximo período. Dentre os principais pontos do plano de luta estão o embate contra a terceirização e as Organizações Sociais (OS); pela criação de leis de combate ao assédio moral, sexual e o capacitismo; lutar pela revogação da reforma trabalhista e da terceirização ilimitada; a organização de uma campanha de conscientização sobre o que caracteriza o trabalho análogo à escravidão e organizar a marcha unificada dos catarinenses pelos direitos dos trabalhadores do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × 5 =