Sinsej se posiciona contra a terceirização no Hospital São José
Caro vereador Diego Machado (PSDB), abaixo apresentamos uma série de argumentos para responder a sua fala infeliz em defesa da gestão do Hospital São José para Organização Social (OS).
1 – CORRUPÇÃO: Em 2019, um estudo minucioso do Ministério Público e da Policia Federal fez a óbvia constatação de que o sistema de terceirização para OS’s é um ralo de dinheiro público para a corrupção e para financiamento de caixa dois de campanha eleitoral. Praticamente todas estão envolvidas em escândalos. E o estudo deixa claro que se há Organização Social que não tem escândalo é porque ainda não foi feito uma investigação devida.
2 – SUCATEAR PARA TERCEIRIZAR: É velha a estratégia de sucatear o serviço público para privatizar ou terceirizar. Joinville está desde 2014 sem concurso público amplo, principalmente para a saúde. Em 2014 tínhamos X habitantes/usuários e Y servidores. Hoje temos 2X contra – Y. Isso estrangula o serviço e inviabiliza um atendimento adequado aos usuários. Daí, ao invés de fazer o concurso público, partem para a terceirização. Até hoje, TODOS os prefeitos que passaram pela cidade deram conta da administração. Se o prefeito do Partido Novo não tem competência administrativa como os outros prefeitos tiveram, pede para sair.
3 – LUCRO PARASITÁRIO: o método da terceirização também é cruel porque o lucro do dono da terceirizada sai, principalmente, dos salários pífios que pagam em comparação com os concursados. Óbvio que isso afeta o rendimento e a produtividade, além da rotatividade que inviabiliza a empatia e o compromisso no atendimento.
4 – APOSENTADORIA NUNCA MAIS: quanto mais terceirização, maior a possibilidade de que os concursados não consigam se aposentar pelo regime próprio do IPREVILLE. O déficit atuarial chegará a um ponto que será impossível de equacioná-lo. Somente o concurso público pode resgatar o sonho dos servidores de terem sua aposentadoria.
5 – CAOS PARA OS SERVIDORES DO HOSPITAL SÃO JOSÉ: Se a terceirização realmente ocorrer no Hospital São José, o que farão com todos os concursados? Terão o mesmo destino que as cozinheiras das escolas? Serão esparramados para os quatro cantos da cidade? O povo pagará duas vezes, uma para os concursados e outra para os contratados da OS?
Portanto, vereador Diego Machado, pense melhor sobre sua posição porque o SINSEJ não vai medir esforços para expor perante toda a sociedade essa medida absurda e vai lutar contra isso até as últimas consequências.