Sinsej estará em ato por transporte público e gratuito em Joinville

Na próxima segunda-feira (5), O Sinsej estará junto no ato em prol da tarifa zero no transporte público de Joinville. A manifestação, marcada para às 18 horas na Praça da Bandeira, tem como objetivo cobrar o que já foi implantado em 104 cidades pelo Brasil: a tarifa zero para os usuários de ônibus no município.

A reivindicação é antiga. Há mais de uma década é a principal pauta dos movimentos sociais e da juventude, mas virou tema de audiência pública na Câmara de Vereadores em setembro do ano passado. Como dito anteriormente, mais de 100 cidades já implantaram a tarifa zero.

De acordo com o portal Guará Jornalismo, se a própria prefeitura quisesse arcar com os custos do transporte público, o pagamento para as empresas prestadoras do serviço seria feito por quilômetro rodado. Atualmente a frota de Joinville roda cerca de 1 milhão de kms por mês. Diante desses dados, o custo mensal a ser desembolsado pelo poder executivo seria de R$ 9,5 milhões, algo próximo de 3% do orçamento mensal da cidade.

Existe inclusive um projeto, inspirado no Sistema Único de Saúde (SUS), para o transporte coletivo. A ideia é que as passagens sejam custeadas por um novo tributo, a ser pago por proprietários de veículos e empregadores, além de recursos da União, dos estados e municípios.

O custo-benefício da tarifa zero é enorme. Além do acesso ao transporte público para toda a população, a medida tende a aumentar o número de usuários e diminuir o número de carros nas ruas, contribuindo para a mobilidade urbana da cidade. Além disso, há ganho de renda e o dinheiro antes investido nas passagens pode ser usado no comércio. A longo prazo, a medida tende até a refletir em menores custos de manutenção de estradas e diminuição de obras de ampliação viária.

A Tarifa Zero já é realidade em várias grandes cidades do mundo, como Sydney, na Austrália, ou em Luxemburgo, que implantou a medida em todo o país. Chegou a hora de Joinville buscar soluções visando o futuro. Um transporte público gratuito e de qualidade vai tirar muitos carros das ruas e desafogar o trânsito da cidade. O Sinsej apoia e estará junto na luta pela tarifa zero no busão!

Assinam esse chamado:

Centro Acadêmico Livre de História Eunaldo Verdi

Coletivo Anarquista Bandeira Negra

Cursinho Popular da Amorabi

Observatório Urbano de Joinville

Partido Comunista Brasileiro

Sinasefe IFSC

Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Joinville (SINSEJ)

Slam Guará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezenove − dezoito =