Servidores das UBSF’s seguem material para trabalhar
Na última quinta-feira (10) o jornal O Município publicou uma matéria sobre a falta de insumos necessários para realização de uma restauração dentária na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Parque Douat, no bairro Costa e Silva. O texto tem como fonte um morador de Joinville, que tinha o procedimento marcado na unidade, mas ao chegar lá foi informado que não havia materiais para fazer a restauração e ela deveria ser remarcada.
A situação é recorrente em várias UBSF’s da cidade. Em julho deste ano, o Sinsej já havia denunciado a falta de materiais na UPA Sul e na Unidade Bakhita, além da falta de materiais para os dentistas da unidade Costa e Silva. O Sinsej chegou a se reunir com representantes da prefeitura e ouviu a mesma desculpa dada ao jornal: de que muitos materiais não tinham fornecedores interessados em atender a demanda. Porém, a promessa é de que a situação será resolvida em breve. Três meses depois, os problemas seguem acontecendo em várias unidades.
Sinsej denunciou falta de materiais na UPA Sul
O Sinsej entende que falta de materiais nas unidades de saúde não acontece por acaso. O objetivo do prefeito Adriano Silva (NOVO) é precarizar as UPA’s e UBSF’s para justificar uma futura terceirização.
O Conselho Municipal de Saúde já levou a questão até o Ministério Público, que está questionando a prefeitura sobre a falta de materiais. O Sinsej seguirá fiscalizando e convoca servidores e população para participarem da audiência pública sobre a terceirização do hospital São José, no dia 16 de outubro, às 19h30, na Câmara de Vereadores. A terceirização é a principal causa da precarização da saúde na cidade. Somente com a união de todos vamos garantir um serviço público, gratuito e de qualidade para todos.