Joinville terá ato pelo fim da escala 6×1

Uma proposta de Emenda à Constituição (PEC), apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) propõe a redução da jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais, colocando fim a escala 6×1, onde o funcionário trabalha seis dias seguidos, para depois folga em apenas um dia na semana.
O 6×1 é uma escala onde o trabalhador trabalha por seis dias seguidos e folga apenas um. É muito comum para quem trabalha em setores de serviços, como hotéis, bares e restaurantes, mas também afeta servidores da área da saúde, por exemplo.

O trabalhador brasileiro tem que trabalhar para viver e não viver para trabalhar. Como seres humanos temos necessidade de descanso, lazer e tempo para dedicar a amigos e familiares. A escala 6×1 gera extremos desgaste físico e afeta a saúde mental dos trabalhadores. Além disso, impede que uma pessoa se dedique a atividades importantes como acompanhar a educação dos filhos, cuidar da casa e ter um tempo para os amigos, por exemplo.

O Sinsej defende que o fim da escala 6×1 será uma grande vitória e um grande alívio para todas as categorias. Exemplos de outros países já mostraram que a redução na jornada de trabalho trouxe benefícios econômicos e sociais para os países que a adotaram. Nesse ponto, o Brasil ainda está atrasado em relação a países desenvolvidos como Canadá, Austrália, Alemanha e Reino Unido, todos com jornadas inferiores até a 36 horas. Especialistas defendem que a produtividade nesses locais até aumentou com a redução da jornada.

A proposta precisava de 171 assinaturas de deputados para poder entrar em tramitação na Câmara e nesta quarta-feira (13) ultrapassou esse número.

Convidamos todos os servidores para um ato de apoio a PEC e pelo fim da escala 6×1 no dia 15 de novembro, às 10 horas, no Parque da Cidade (no setor da pista de skate).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × 3 =