Assembleia aprova, por unanimidade, previsão orçamentária de 2026 e elege delegados para o XI Congresso da Fetram-SC.

Na noite de ontem (30/10), cerca de trinta servidores se reuniram para aprovar a previsão orçamentária proposta pela direção do sindicato: manter o equilíbrio financeiro da entidade, avançando na filiação da nossa categoria, como já estamos fazendo nesses seis primeiros meses de mandato. O objetivo para 2026 é reestabelecer a estrutura das sedes em Joinville e Barra do Sul, reforçar a comunicação e garantir todo o dinheiro necessário para organizar e mobilizar o conjunto da categoria contra os ataques do governo Adriano e nacionais, como a Reforma Administrativa, que ameaça todo o serviço público do país.

Outro ponto em discussão na assembleia era o XI Congresso da Federação dos Trabalhadores Municipais de Santa Catarina, que vai discutir o combate à criminalização dos sindicatos, práticas antissindicais e a defesa da autonomia e da força da organização dos trabalhadores do serviço público.  Três chapas se inscreveram para eleger seus delegados. A chapa 1 – Humaniza, recebeu 2 votos, a chapa 2 – Corrente Sindical da Organização Comunista Internacionalista, 24 votos, e a chapa 3 – Servidor em Luta, 11 votos.

Seguindo a proporcionalidade simples, dos 34 delegados que o Sinsej levará ao congresso, 22 são da chapa 2, 10 da chapa 3 e 2 da chapa 1.  A corrente O Trabalho (Servidor em Luta) questionou a necessidade de atingir pelo menos 10% dos votos para ter direito de eleger delegados. Esse não é um critério estabelecido pelo edital de convocação do congresso e, do ponto de vista da direção do Sinsej, é um critério que visa impedir a participação democrática das forças políticas presentes na assembleia de base da nossa categoria.

O objetivo dos congressos de trabalhadores é reunir todas as forças políticas para debater e construir. A prática de exclusão de uma força política pelo seu tamanho, apesar de ter sido defendida nos últimos anos pela CUT, não combina com os princípios de fundação da central e com a tradição do movimento operário.

O XI Congresso da Fetram-SC acontece entre os dias 30/11 e 1/12, em Florianópolis. O Sinsej estará presente, defendendo a independência sindical, a derrubada da PEC 38/2025 com a construção de uma greve nacional e os interesses dos servidores públicos em suas demandas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezenove − 14 =