Diretoria visita locais de trabalho
Os diretores do Sinsej estão passando em todos os locais de trabalho de Joinville, Garuva e Itapoá para a entrega da edição 47 do Jornal do Sinsej. Também é neste momento que os dirigentes conversam sobre os principais problemas de cada unidade.
A visita constante aos locais de trabalho é indispensável para que os diretores conheçam a realidade da categoria que representa. Este é o principal meio de organização da classe – indispensável diante de tantos ataques.
Falta de servidores nos CEIs
No dia 30 de agosto, às 19h, acontece reunião com os servidores dos CEIs. Será discutida a falta de trabalhadores nas unidades de educação infantil. Exemplo disso é o CEI Namir Zattar. Os profissionais do local relataram ao Sinsej que a falta de servidores levou os professores do apoio pedagógico a assumirem vagas nas salas.
Em unidades visitadas pela direção, houve relatos de casos em que os professores são obrigados a abrir mão da hora-atividade para atender a demanda. Outra situação são os auxiliares de turma assumindo as funções dos professores devido à falta de profissionais.
Saúde do servidor
Outro tema abordado em diversos locais de trabalho é a saúde dos servidores e o tratamento recebido na Unidade de Saúde do Servidor (USS). Como as práticas de perseguição e assédio têm se intensificado, o Sinsej, junto aos servidores, deliberou que será feita denúncia ao Conselho Regional de Medicina (CRM). Com isso, espera-se que o tratamento aos trabalhadores doentes e fragilizados torne-se mais adequado.
Além disso, é necessário que o município garanta aos seus funcionários um atendimento de saúde digno. Caso o servidor tenha passado por alguma situação semelhante, tendo sido intimidado, tido sua licença para tratamento de saúde negada ou abreviada, deve imediatamente procurar o setor jurídico do sindicato, para tomar as medidas cabíveis.
O jurídico do Sinsej funciona na sede da entidade, e os horários podem ser marcado pelo telefone 47 3433.6966, ramal 3.
Imposto Sindical
Agosto é o mês para entrega da solicitação de devolução do imposto sindical. O Sinsej entende que a manutenção de qualquer sindicato deve ser feita por meio da participação efetiva dos filiados. Por isso, anualmente devolve 60% – percentual repassado à entidade – do que é descontado do trabalhador no mês de março.
Importância da filiação
A principal arma que os trabalhadores têm contra os ataques é sua organização. O país passa atualmente por diversas medidas de austeridade, como a Reforma Trabalhista e a terceirização sem limites – já aprovadas e sancionadas – e a Reforma da Previdência – em trâmite no Congresso.
Diante deste cenário, os sindicatos têm um papel fundamental: organizar os trabalhadores. Durante os roteiros, é explicado aos servidores que a filiação à entidade é a garantia da autonomia nas lutas e mobilizações.
Licença-prêmio
Outra reclamação dos servidores é o impedimento de gozo ou venda da licença-prêmio. Desde o final de 2015, Udo Döhler vem renovando portarias que impedem os trabalhadores de usufruírem deste direito, que consta no Estatuto.
Solicitação de ponto
Em visita à Subprefeitura Sul, os diretores receberam dos servidores o pedido de ajuda para conseguir um ponto biométrico para o local. Atualmente, eles registram o ponto no setor de Patrimônio. O novo equipamento vai otimizar o tempo dos trabalhadores. A diretoria do sindicato irá encaminhar o pedido ao governo.
Estas demandas, apresentadas pelos servidores durante as visitas dos diretores, vão se transformando em lutas e em pautas de Campanha Salarial. Participe também desta construção.